Você sabe o que é terminal portuário e retroportuário? Entenda o conceito, a definição e todas as diferenças entre eles em apenas 3 etapas.

 

#1:  O que é terminal portuário?

Terminal portuário é uma instalação de uso público destinada à movimentação de cargas no transporte portuário, aéreo, rodoviário e ferroviário. Segundo a ANTAQ, cais ou píer são os tipos de terminais portuários normalmente utilizados.

O terminal portuário possui equipamentos específicos para a movimentação das cargas que passam por ele, sejam elas granéis líquidos ou sólidos, cargas gerais ou até contêineres.

 

Esse é o cais de Porto Alegre - RS, conhecido como Cais Mauá, também um tipo de terminal portuário. O Porto de Porto Alegre une o centro produtor regional com um dos maiores portos marítimos do Mercosul, o Porto de Rio Grande.

 


#2: Mas do que ele se difere do terminal retroportuário?

O terminal retroportuário é uma instalação que executa serviços até controles aduaneiros para facilitar o trânsito e a logística do terminal portuário. Foi uma solução da própria Receita Federal para conseguir melhorar terminais sobrecarregados, por isso, muitas vezes, o terminal retroportuário é localizado a uma longa distância do terminal portuário.


Sendo assim, o terminal retroportuário (também conhecido como retroporto e retroárea de um porto), é uma área adjacente a um terminal portuário com a intenção de suprir suas necessidades de área de armazenagem do porto, além de ter a capacidade de efetuar desembaraço aduaneiro - o tal terminal retroportuário alfandegado.

 

 

Acima está o pier de Brighton em East Sussex, no Reino Unido na costa sul da Inglaterra. A zona portuária de Brighton abriga o Electric Railway Volk, a mais antiga linha ferroviária elétrica do mundo.

 

 

#3: Mais detalhes

Uma retroárea de um porto pode ser explorada por pessoa jurídica de direito público ou privado, para funcionar nos serviços de apoio a movimentação e/ou armazenagem de cargas do terminal portuário, podendo executar serviços de operação, com carga de importação e exportação, embarcados em contêiner, reboque ou semi-reboque.





 

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s