Transporte / Logística

O Polo Industrial de Manaus (PIM) gerou aos cofres públicos, somente em 2014, mais de R$ 17 bilhões em impostos e contribuições estaduais e federais. Ainda assim, o Amazonas sofre com infraestrutura precária e má gestão dos recursos que deveriam ser investidos localmente. A realidade contrasta com o principal objetivo da Zona Franca de Manaus, que é gerar desenvolvimento sustentável na região. A análise é do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), que lista os três principais entraves para o avanço do modelo de isenções fiscais no Norte do País.

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A via de acesso em frente ao terminal de passageiros do Aeroporto de Santarém/Maestro Wilson Fonseca (PA) será totalmente liberada para o trânsito de veículos a partir desta quinta-feira (15/10). Uma das faixas estava interditada desde fevereiro para realização das obras de revitalização da fachada do prédio.

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Os profissionais da base da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) saíram de uma jornada vitoriosa realizada em Campo Grande/MS, nos dias 5, 6 e 7 de outubro: o IX Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), promovido pela entidade. O evento colocou em pauta questões essenciais ao desenvolvimento nacional, os rumos da nossa economia e a necessidade de superar a crise e evitar o agravamento da recessão. Discutiu ainda temas inescapáveis relativos à infraestrutura nacional, como água, energia e mobilidade urbana. E colocou na agenda o debate sobre a valorização da engenharia nacional e de seus profissionais.

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A inundação de áreas costeiras das zonas sudeste e noroeste de Santos, causada pela combinação da elevação do nível do mar com ressacas, marés meteorológicas e astronômicas e eventos climáticos extremos, pode causar prejuízos acumulados de quase R$ 2 bilhões até 2100 se não forem implementadas medidas de adaptação.

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Depois de 16 meses em construção no Estaleiro Alumínio Aplicado, no Distrito Industrial, o barco-escola Samaúma II, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas), finalmente foi apresentado às águas do rio Amazonas. O barco pesa 250 toneladas e deve passar por mais quatro meses para a conclusão da fase de acabamento. Antonio Silva, acompanhado do diretor regional do SENAI Amazonas, Aldemurpe Barros, disse que a grande diferença em relação ao pioneiro Samaúma, em atividade desde 1979, é que o novo barco será uma referência em sustentabilidade ecológica.

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