Transporte / Logística

Os tetos das tarifas aeroportuárias do Aeroporto de São Gonçalo de Amarante, em Natal, no Rio Grande do Norte, foram reduzidos em 5,54%, conforme fórmula estabelecida para o segundo reajuste constante no Contrato de Concessão assinado em 28 de novembro de 2011.Com a alteração dos valores, a tarifa máxima de embarque doméstico paga pelos passageiros no ASGA passará de R$ 21,49 para R$ 20,29. A tarifa já considera a incidência do percentual de 35,9% relativo ao Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero), criado pela Lei nº. 7.920/89, destinado ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).Já a tarifa máxima de embarque internacional passará de R$ 80,42 para R$ 78,31, valor esse que inclui, além do ATAERO, o Adicional do FNAC de US$ 18,00, criado pela Lei nº. 9.825/99, que atualmente corresponde a R$ 42,38, conforme estabelecido pela Portaria ANAC n° 62/SRE/2015.Os novos tetos tarifários deverão ser observados pela Concessionária 30 dias após a publicação da Decisão n° 60, de 28 de maio de 2015, no Diário Oficial da União (DOU).A correção considerou a variação de 8,1715% do IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE, observada entre abril de 2014 e abril de 2015, além dos fatores X e M do período referente ao reajuste. O fator X, que representa o ganho estimado de produtividade a ser compartilhado com os usuários, foi de 0,5600%. O fator M, responsável pela reversão de parcela das receitas não-tarifárias para modicidade tarifária, foi de 12,1830%. Tendo em vista as características dos fatores e de acordo com a fórmula prevista contratualmente, os fatores X e M permitiram a redução do teto tarifário, uma vez que superaram o valor do IPCA no período.

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Portogentecontinua conversando com especialistas sobre a anunciada ferrovia Transcontinental que abre, literalmente, um caminho novo para o desenvolvimento do País e sua ligação terrestre com a América Latina, além de ampliar as relações internacionais com a Ásia. O entrevistado, desta vez, é o assessor especial de Relações Internacionais do Senado Federal, Samuel Gomes, ex-presidente da Ferroeste (Paraná) e um dos maiores especialistas em ferrovias do País.

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O M&T Expo Congresso, a ser promovido de 10 a 12 de junho, contará com um seminário do Sindipesa – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais, que tem o objetivo de apresentar os principais tipos de veículos usados no transporte de cargas e as melhores técnicas para a amarração de cargas indivisíveis. O seminário “Amarração e dimensionamento de veículo de transporte de carga de projeto” está com as inscrições abertas:http://www.mtexpocongresso.com.br/index.php/programa/palestra/58.

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Uma comitiva chilena esteve na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, no dia 29 último, para tratar do projeto Corredor Bioceânico Central, que fará a integração física da América do Sul, interligando os oceanos Atlântico e Pacífico. A rota de 2.472 quilômetros irá de Coquimbo, no norte do Chile, até Porto Alegre, passando pela Argentina. “Essa iniciativa poderá fortalecer e abrir novas oportunidades para o comércio sul-americano, além de diminuir os custos de logística para as indústrias”, destacou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.
 
Um dos principais pontos do trajeto é a travessia da Cordilheira dos Andes, cujas estradas ficam fechadas mais de 40 dias por ano devido a neve. No atual projeto está prevista a construção de um túnel com 13,8 quilômetros de extensão, o que permitirá o livre trânsito nos 365 dias. “Desde 2007, o Comitê das Rotas de Integração da América do Sul (Crias) está participando da iniciativa, que abrange diretamente 21 milhões de consumidores, 38 portos e 16 aeroportos”, afirmou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Chile no RS e do Crias, Joal Teitelbaum.
 
No Chile, o Departamento de Coquimbo (que corresponde a um Estado no Brasil) está responsável pelo projeto em seu país. A comitiva com nove lideranças empresariais e políticas, além de representantes de universidades, apresentou na FIERGS a evolução do Corredor Bioceânico Central. O diretor de Desenvolvimento e Planejamento do Governo de Coquimbo, Miguel Sanchez, salientou que também será uma rota estratégica para levar os produtos até os países asiáticos pelo oceano Pacífico. “Nosso distrito tem um importante porto com saída direta para a Ásia, o que beneficiará todo o Mercosul”, reforçou.
 
Na sequência, a agenda do grupo chileno contemplou visita ao governo do Estado e à Assembleia Legislativa para tratar dos detalhes da integração, que prevê a necessidade de duplicação da BR 290. A previsão de conclusão do Corredor Bioceânico Central é de 14 anos, tempo calculado pelas tecnologias existentes para a obra, principalmente pela construção do Túnel do Passo de Água Negra, nos Andes.
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O programa brasileiro de concessão de rodovias completa 20 anos e a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) comemora o sucesso do modelo que vem modernizando as estradas do País desde junho de 1995, data da assinatura do primeiro contrato para administração da Ponte Rio-Niterói, cuja concessão será renovada por mais 30 anos, numa prova irrefutável do êxito do modelo.

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