Transporte / Logística

Considerado estratégico para as exportações brasileiras,  o setor portuário vem registrando avanços notáveis desde a aprovação da Nova Lei de Portos, em 2012. Graças ao novo marco regulatório, foi possível aumentar o investimento privado em novos terminais, sem restrição de carga própria. Além disso, a nova lei estabeleceu as diretrizes para a renovação de arrendamentos. Os investimentos para o setor na segunda fase do Programa de Investimentos em Logística do governo somam R$ 37, 4 bilhões.

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Dos R$ 66,1 bilhões em investimentos destinados à concessões de rodovias, R$ 19,6 bilhões terão como destino cinco leilões previstos para 2015, e R$ 31,2 bilhões para 11 leilões previstos para 2016. Também estão previstos R$ 15,3 bilhões para investimentos em concessões já existentes.

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Quem aceitou potencializar o debate democrático do Portogente foi o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli. Dono de opiniões afiadas e polêmicas, ele apresenta a posição da entidade sobre modelo de dragagem e de gestão portuária para os portos brasileiros. Com certeza despertará gregos e troianos, quando afirma, ou reafirma, que, ao centralizar as decisões na Secretaria dos Portos (SEP) e na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o governo reduz ainda mais a já restrita autonomia gerencial das administrações portuárias, que “há muito se encontram incapacitadas para realizar suas funções rotineiras de manutenção do condomínio portuário e, principalmente, para as transformações fundamentais em garantir a modernização dos portos públicos em possíveis padrões internacionais”.

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A Pirelli, multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, entregou no último mês, em Milão, o Supplier Award 2015, que reconhece os melhores fornecedores da empresa. Na ocasião, nove provedores internacionais foram selecionados em um universo de 12 mil companhias catalogadas. A Hamburg Süd e a Aliança foram premiadas nas categorias Nível de Serviço e Inovação.

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O governo federal anuncia, nesta terça-feira (9/6), o que ele vem definindo como "o maior projeto de investimento em infraestrutura já realizado no Brasil". O Plano de Investimento em Logística (PIL) será apresentado pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo Edinho Silva, ministro da Secretaria de Comunicação Social, as diversas iniciativas do plano vão garantir a retomada de um crescimento econômico sustentável, em que será preservada a inclusão social. A execução do programa será imediata, segundo o ministro. “É um plano de impacto, que garante a retomada da nossa economia de forma sustentável. Junto com o Plano Safra, que já foi anunciado, e com todos os demais investimentos, vai garantir o crescimento da economia. E o que é mais importante, crescimento sustentável, que garante a prioridade do governo – que é fazer com que o Brasil cresça com distribuição de renda, com inclusão social e com justiça social”, afirmou.

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