De 27 a 29 de maio último, aconteceu, em Gramado (RS), a XLVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho nº 5 (SGT-5) – Transporte do Mercosul. Estavam presentes o chefe da Assessoria Técnica Internacional da ANTT, Noboru Ofugi; o diretor de Planejamento e Avaliação da Política de Transporte do Ministério dos Transportes, Francisco Luiz da Costa; e os superintendentes da Agência Alexandre Muñoz (Supas) e José Benites (Sufis).
No evento, foram tratados temas como transporte de produtos perigosos; pesos e dimensões dos veículos; e integração dos sistemas de dados e seguros. A reunião contou com cerca de 120 participantes, entre representantes dos governos e dos setores privados do Brasil, da Argentina, do Chile, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela.
Grupo de Trabalho
As reuniões do SGT-5 acontecem duas vezes por semestre, desde 1992, ano em que foi criado o Mercosul. No primeiro semestre de 2015, o Brasil ocupa a presidência do bloco e assume a coordenação de todos os órgãos envolvidos nas negociações. Todas as discussões são voltadas para a harmonização dos procedimentos do transporte rodoviário internacional de cargas e passageiros entre os países membros, além da agilização e facilitação dos procedimentos em pontos de fronteira.