As cinco décadas de existência da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), completadas no dia 25 de fevereiro deste ano, renderam uma importante homenagem à entidade, na Câmara dos Deputados. Na solenidade realizada na manhã do dia 2 de setembro último, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que presidiu a sessão, à abertura destacou a importância da federação nos vários debates nacionais, principalmente os que se referem à infraestrutura física e social do Brasil. Observou, ainda, que o órgão tem uma trajetória histórica de luta em benefício não só da categoria que representa, mas de todo o povo brasileiro.Teixeira fez questão, ainda, de parabenizar a entidade pelo esforço em discutir e apresentar propostas aos novos desafios brasileiros, como os de âmbito da tecnologia. Nesse sentido, acredita que o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), cujo mantenedor é o SEESP, poderá se transformar em um centro de excelência na produção de conhecimento e na formação de quadros para o novo cenário brasileiro. “Um país que descobre uma imensa jazida de pré-sal, que tem um desenvolvimento importante na área da aeronáutica, naval, da engenharia pesada”, avalia.
Com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil - SAC, Moreira Franco, foi realizado, nesta terça-feira (2/9), o lançamento da pedra fundamental do novo Aeroporto Executivo Catarina, o primeiro aeródromo internacional privado do País, que começará a operar a partir do primeiro semestre de 2016. O empreendimento do Grupo JHSF, em parceria com a CFly Aviation, está localizado no município de São Roque, na Rodovia Presidente Castello Branco, km 60, a apenas 30 minutos de São Paulo.
O Ministério Público Federal, em Jales, no interior de São Paulo, requereu à Justiça Federal a intimação da América Latina Logística (ALL) para que se manifeste sobre os recentes acidentes em linhas férreas do município, que deixaram dois mortos. A multinacional é ré em ação civil pública movida pelo MPF em 2012 em virtude de inúmeros problemas constatados na ferrovia operada pela empresa na região noroeste do Estado, entre os quais a insuficiência de manutenção e a falta de estrutura nas passagens em nível. Cidades cortadas pela linha férrea já registraram atropelamentos, abalroamentos e descarrilamentos de vagões de trem.
Representantes do Grupo de Trabalho (GT) de Transporte de Cargas Vivas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão na Espanha, desde o dia 31 último, para trocar experiências sobre o controle de transporte de cargas vivas, com foco no bem-estar animal. A equipe do GT pretende passar por diversas cidades do país para verificar como é feito o controle de transporte de animais nas feiras agropecuárias, como são os pontos de controle, como é feito o protocolo de ação dos veterinários oficias em conjunto com a polícia rodoviária local e ainda como é realizada a verificação dos veículos – condições de transporte e manutenção - e dos motoristas responsáveis por esse tipo de serviço. A experiência internacional servirá de exemplo para que um sistema moderno para controle de cargas vivas seja implantado no Brasil. Atualmente, não existem regulamentações sobre o assunto, mas o GT já está com uma proposta para ser encaminhada para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão federal responsável pela legislação de trânsito, que vai regular o transporte de animais nas rodovias. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, a regulamentação é de extrema importância para que os animais não sofram durante as viagens. “As novas regras vão evitar a superlotação dos veículos, abates de emergência, acidentes no percurso envolvendo veículos de cargas vivas, entre outros fatores, contribuindo para o bem-estar dos animais”, disse. Conforme a proposta da legislação, que será apresentada ao final dos trabalhos do GT, ainda este ano, os motoristas responsáveis por esse tipo de transporte passarão por capacitação com tempo hábil à adequação das normas.
O Centro de Serviços da Embraer Aviação Executiva em São José dos Campos, em São Paulo, foi nomeado centro autorizado Rolls-Royce para manutenção de linha dos motores AE3007 no Brasil. O acordo permite que a Embraer realize serviços em garantia ou dentro do programa CorporateCare®, da Rolls-Royce, que cobre custos de peças de reposição, mão-de-obra e manutenção programada e não programada. Os jatos da família ERJ 145 e Legacy 600/650 utilizam os motores AE3007.