Transporte / Logística

Para evitar erros no preenchimento da declaração e atender a entrega da ECF (Escrituração Contábil Fiscal), que substitui a antiga DIPJ (Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica), a Aliança Navegação e Logística adotou a solução ECF Web, da Synchro, empresa brasileira de softwares tributários, e automatizou o processo de apuração, a fim de atender a obrigação fiscal, que teve o prazo de entrega prorrogado de julho para setembro de 2015.

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A Justiça Federal negou, no dia 20 último, pedido de fechamento do porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. O pedido foi feito após naufrágio do navio Haidar, que transportava cinco mil bois vivos. Alguns morreram e houve derramamento de óleo nas águas do Rio Guamá. O acidente ocorreu no começo de outubro.

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O juiz federal Ruy Dias de Souza Filho determinou que em 48h horas a Companhia de Docas do Pará, Minerva e Norte Trading Operadora Portuária, requeridas da ação cautelar preparatória nº 28538-38.2015.4.01.3900, forneçam 80 litros de água mineral por mês, para consumo direto da população afetada pelo naufrágio da embarcação Haidar no porto de Vila de Conde, em Barcarena, no Pará. No mesmo prazo, estabeleceu ainda a retirada das carcaças de animais que se desprenderam da embarcação e ainda estão espalhadas pela região.

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A Resolução nº. 4.271-Antaq está com a sua audiência pública em curso para receber contribuições da sociedade, principalmente, dos players do setor, visando o aprimoramento do normativo. O momento, sem sombra de dúvidas, é de discussão e o foco, inevitavelmente, recai sobre as cobranças de sobretaxas e sobre-estadias de contêineres praticadas pelos armadores, principalmente os estrangeiros, e os intermediários do setor. Os Usuários clamam por regulação.

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No dia 27 de outubro, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) reunirá 200 convidados para novo debate sobre o setor portuário, em Brasília. O ministro da Secretaria de Portos (SEP), Helder Barbalho, fará a abertura do evento. “Além da natural competitividade do mercado, o setor portuário brasileiro é pressionado cada vez mais a ampliar sua eficiência e produtividade. A globalização é um dos fatores que mais exige dos portos a expansão de suas capacidades e, consequentemente, melhor operacionalidade para ganhar mais espaço nesse disputado ambiente. É consenso entre os agentes que atuam no setor que os portos são um elo vital na cadeia de comércio. A contribuição, em especial, dos terminais privados é altamente eficaz para a inserção do Brasil no mercado internacional. Além disso, o desempenho portuário é capaz de promover o desenvolvimento regional e o crescimento econômico do país”,analisa o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa.

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