Uso de etanol nas regiões metropolitanas vai economizar R$ 429 milhões por ano em saúde públicaEstudo publicado em maio deste ano pelo Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que, se a frota de veículos das principais capitais brasileiras utilizasse o etanol ao invés da gasolina, a saúde pública economizaria R$ 67 milhões de reais por ano no caso de internações relacionadas a problemas respiratórios.
O novo ferry boat que conectará a província de Colón, no Panamá, com a cidade colombiana de Cartagena, já tem data certa para começar a operar: 24 de outubro. Além da cidade colombiana, a embarcação também fará conexão com a paradisíaca Ilha de Bocas del Toro. O ferry boat sairá as segundas e quartas do porto de Colón 2000 até a Colômbia, e retornará nas terças e quintas ao Panamá. Às sextas, as saídas serão para ilha Colón e Bocas del Toro. Ele possui 379 cabines e 300 cadeiras similares às que utilizam as linhas áreas em primeira classe. O trajeto até a Ilha Colón levará 12 horas e o preço mais econômico em uma cabine de 4 pessoas é de 276 dólares por pessoa. Este valor inclui a permanência de 3 dias a bordo da embarcação. O preço das cadeiras é de 75 dólares por trajeto. Enquanto se conclui a ampliação do atual terminal portuário, os passageiros que desejarem percorrer Ilha Colón serão transferidos em botes. Já aqueles que quiserem utilizar os hotéis da região também poderão fazê-lo. A embarcação, que cobre atualmente a rota Itália-Croácia, está equipada com três restaurantes (bufê, a la carte, sport bar), o que permitirá às pessoas escolher o que melhor se adapte ao seu orçamento. Quanto à conexão com Cartagena, a viagem levará 18 horas, o que permitirá unir o norte e sul do continente. O preço por pessoa em uma cabine para quatro passageiros é de 115 dólares, e as cadeiras custarão 99 dólares (ambas as tarifas são por trajeto). Para duas pessoas, o custo de uma cabine será de 320 dólares por pessoa. Além de poder levar 500 veículos, a embarcação estará habilitada ao transporte de mercadorias, o que permitirá aumentar o intercâmbio comercial entre Panamá e Colômbia, assim como levar produtos a melhores preços a Ilha Colón, onde, devido à distância com a província do Panamá, o custo de vida tende a ser mais elevado.
O minério de ferro e a soja lideram o número de contêineres transportados pelo modal ferroviário no País. De acordo com dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), de 2006 a 2012, o transporte de minério de ferro teve um crescimento de 29% na movimentação de cargas por ferrovia, seguido pela soja (grão e farelo) com 7,43%. Este resultado refletiu positivamente nas fornecedoras do modal, que enxergaram uma oportunidade de oferecer ao setor ferroviário inovações em termos de composições, vagões, tanques e plataformas para contêineres.
A Airport Infra Expo & Aviation Expo apresentará, na abertura da feira, no dia 17 de setembro, um estudo exclusivo e inédito sobre o potencial de desenvolvimento dos aeroportos regionais que fazem parte do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, do Governo Federal. Na ocasião serão apresentados os 100 primeiros aeroportos ranqueados pelaorganização do evento em parceria com a consultoria Urban Systems. A compilação foi intitulada "Ranking dos Aeroportos Regionais: Potencial de Desenvolvimento" e traça um planejamento de expansão urbana e das relações socioeconômicas das regiões, ancorado no crescimento da atividade comercial e industrial e movido pela mobilidade e conectividade dos negócios que é fomentada pelos aeroportos.
As cinco décadas de existência da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), completadas no dia 25 de fevereiro deste ano, renderam uma importante homenagem à entidade, na Câmara dos Deputados. Na solenidade realizada na manhã do dia 2 de setembro último, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que presidiu a sessão, à abertura destacou a importância da federação nos vários debates nacionais, principalmente os que se referem à infraestrutura física e social do Brasil. Observou, ainda, que o órgão tem uma trajetória histórica de luta em benefício não só da categoria que representa, mas de todo o povo brasileiro.Teixeira fez questão, ainda, de parabenizar a entidade pelo esforço em discutir e apresentar propostas aos novos desafios brasileiros, como os de âmbito da tecnologia. Nesse sentido, acredita que o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), cujo mantenedor é o SEESP, poderá se transformar em um centro de excelência na produção de conhecimento e na formação de quadros para o novo cenário brasileiro. “Um país que descobre uma imensa jazida de pré-sal, que tem um desenvolvimento importante na área da aeronáutica, naval, da engenharia pesada”, avalia.