"Temos capacidade e qualidade para operar com mais passageiros e mais carga". A afirmação é do representante da International Union of Railways (UIC) na América Latina, Guilherme Quintella, que participa de encontro do setor metroferroviário em São Paulo. Segundo ele, futuro do modal esbarra em entraves regulatórios, caixa apertado e falta de aportes públicos. "O Brasil precisa incrementar a capacidade do transporte. Isso é fundamental porque estamos num ciclo vicioso e precisamos sair dele", reclamou. As dificuldades do ano fiscal e a falta de incremento na capacidade são os desafios a serem superados para que o setor metroferroviário continue crescendo no País, defende.
O trabalho "Previsão da velocidade de fluxo livre em autoestradas e rodovias de pista dupla paulistas" conquistou o 1º lugar entre os trabalhos submetidos ao 5º Salão de Inovação do 9º Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões (CBR&C). Realizado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Gustavo Riente de Andrade, o estudo foi premiado pelo comitê científico da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). O trabalho trata da calibração dos métodos de cálculo do nível de serviço oferecido em rodovias para as condições brasileiras, como a obtenção da velocidade de fluxo livre.
Região com maior taxa de crescimento desde o início do século, o Nordeste assistiu ao crescimento de sua economia sem que a infraestrutura de transportes acompanhasse o ritmo de expansão. Por conta do déficit, a logística da região precisa de melhorias e novas obras para tornar-se mais eficiente, com ganhos de competitividade para a economia regional. O Projeto Nordeste Competitivo, estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com as federações estaduais da indústria, divulgado em 2012, identificou as ações mais urgentes.De acordo com o trabalho, a conclusão de 83 projetos trariam ganhos significativos para agilizar o fluxo de mercadorias e reduzir custos. Essas obras consolidariam nove grandes rotas para escoar e movimentar a produção do Nordeste, o que tem um custo de R$ 47,8 bilhões por ano. Com R$ 15 bilhões em investimentos até 2020, no entanto, os gastos com o transporte de cargas pode ser reduzido em R$ 3,4 bilhões, ou 7% do total. 1. CABOTAGEMCom oito das nove capitais situadas no litoral, o transporte por via marítima entre esses centros econômicos representa opção estratégia para a movimentação de mercadorias a custos menores que em outros modais.Investimento: R$ 5,7 bilhõesEconomia anual: R$ 1,5 bilhão (valor baseado no volume de cargas estimado para 2020)2. FERROVIA NOVA TRANSNORDESTINA: DE BALSAS (MA) A SALGUEIRO E PECÉM (CE)O trecho ligará a Ferrovia Norte-Sul ao porto de Pecém, passando por importantes regiões agrícolas do sul do Piauí e do Maranhão, impulsionando a movimentação de grãos no porto cearense e economia do interior. Investimento: R$ 5,7 bilhõesEconomia anual: R$ 883,9 milhões (2020)3. FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE (FIOL): DE ILHÉUS (BA) A BARREIRAS (BA)Projeto em fase de construção, a rota ligará importante região agrícola próxima ao oeste baiano para a costa do estado. O projeto se torna mais relevante caso projetos de mineração em seu percurso saiam do papel.Investimento: R$ 9,9 bilhões Economia anual: R$ 303,9 milhões (2020)4. BR-020: DE BARREIRAS (BA) A FORTALEZA (CE)A rodovia liga o Centro-Oeste ao litoral cearense, cruzando região produtora de grãos do oeste da Bahia. A maior parte do trecho está em condições regulares e precisa de melhorias para reduzir custos de transporte.Investimentos: R$ 3,1 bilhõesEconomia anual: R$ 1,1 bilhão (2020)5. BR-116: DO SUDESTE A FORTALEZA (CE)Importante rota pelo interior do Nordeste, a rodovia precisa de melhorias nas condições de rodagem. Pelo eixo, circulam cargas rodoviárias como veículos, alimentos e bebidas, químicos, granéis e bens de consumos.Investimento: R$ 3,5 bilhõesEconomia anual: R$ 961,9 milhões (2020)
A Log-In promove na terça-feira, 20 de outubro em Vitória, estado do Espírito Santo, o “Encontro com Logística”. O gerente comercial da companhia, Thiago Gonçalves, vai apresentar as vantagens da cabotagem e mostrar como o modal pode agregar valor às indústrias do estado. O evento contará também com apresentação de Anderson Carvalho, diretor do Terminal de Vila Velha (TVV), operado com exclusividade pela Log-In.
O mais completo evento voltado para a cadeia do transporte rodoviário de carga da América Latina está chegando. A 20ª edição daFenatran, que ocorre entre 9 e 13 de novembro, contará com a presença da JSL, maior empresa de logística rodoviária e serviços dedicados do Brasil, entre os expositores.