Na última quarta-feira (14/10), o diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, foi recebido em audiência pelo atual ministro da Secretaria de Portos (SEP), Helder Barbalho. Esteve presente também na audiência um dos associados, a Portonave, representada pelo diretor superintendente do terminal, Osmari Castilho.
Após uma breve apresentação da associação, que neste mês completa dois anos, o ministro confirmou presença na abertura do 2º Encontro ATP - Eficiência e produtividade dos terminais privados, que acontecerá no próximo dia 27, em Brasília. O evento reunirá em torno de 200 convidados com forte atuação no setor portuário e autoridades governamentais para discutir o tema.
Na qualidade de debatedores estarão presentes o diretor-geral da agência reguladora do setor (Antaq), Mário Povia; o secretário de políticas portuárias da SEP, Fábio Lavor Teixeira; o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro; o diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, Thomaz Miazaki de Toledo; e o diretor de destinação de patrimônio da SPU, Luciano Roda.
Segundo do diretor-presidente da ATP, “o debate é bastante oportuno, uma vez que o governo federal lançou um robusto programa de investimentos, cujos maiores investimentos nos próximos anos serão aplicados pela iniciativa privada. Apenas para o setor portuário a previsão é de algo em torno de R$ 40 bilhões. O plano do governo, sem dúvida, é fundamental para a modernização da infraestrutura brasileira. Afinal, o país precisa avançar para continuar na rota do crescimento econômico. Além disso, a ATP vê com grande satisfação que uma das estratégias traçadas pela SEP é liberar novas instalações de terminais privados em 16 estados brasileiros. Ou seja, a discussão proposta pela a Associação vai ao encontro da agenda do governo federal. ”