Sábado, 27 Abril 2024

O ministro dos Transportes Antonio Carlos Rodrigues participou, no dia 16 último, em Guararema, região metropolitana de São Paulo, da inauguração do “Trem de Guararema”, passeio turístico com a maior locomotiva movida a vapor em operação no País, a Maria-Fumaça 353, recentemente restaurada. O passeio inaugural cumpriu um trajeto de 5,5 quilômetros. A autorização foi emitida este ano pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vinculada ao Ministério dos Transportes. 

O evento contou com a presença do idealizador do projeto, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário, Marcio Alvino; com o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, e representantes políticos do estado.

Durante pronunciamento, Antonio Carlos Rodrigues, destacou que desde 2003, o Governo Federal, criou o Plano de Revitalização das Ferrovias, que tinha entre os seus objetivos resgatar o transporte ferroviário de passageiros e a partir de então, foram criadas as condições para o funcionamento de trens turísticos. “A Maria Fumaça de Guararema é fruto desse esforço, ao mesmo tempo em que estimula o turismo e a conservação do patrimônio histórico e cultural do Vale do Paraíba”, afirmou.

O ministro lembrou ainda que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já autorizou entre 2004 e 2015 a implantação de 24 trens turísticos em oito estados (MG, RS, SC, PR, MS, SP, ES e RJ). Atualmente, 14 estão em operação em cinco estados (MG, RS, SC, SP e ES). “Projetos como este, em outros países, atraem muitos turistas. Por isso é de grande importância a sua implantação em outros locais”

Conhecida como “Velha Senhora”, a locomotiva conta com três carros de passageiros da década de 1930 que comportam, ao todo, 150 passageiros. O projeto de restauração envolveu a Prefeitura de Guararema, órgãos públicos federais, iniciativa privada e entidade de preservação da memória ferroviária.

Completamente revitalizada, a locomotiva atende objetivos de preservação ferroviária, resgate histórico, além de fomento ao turismo cultural. Atualmente no trecho de Guararema circulam diariamente dois pares de trens de celulose operados pela MRS Logística, oriundos da Votorantim. O passeio turístico com a locomotiva será realizado nos finais de semana e feriados.

Velha senhora
Fabricada nos Estados Unidos em 1927 e completamente restaurada para rodar em Guararema, a Maria-Fumaça 353 percorre a estação Central e Luís Carlos, em um trecho de aproximadamente 5,5 quilômetros. O projeto “Trem de Guararema” será utilizado como um projeto piloto para outros municípios que tenham viabilidade técnica para a implantação do passeio. A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) ficará responsável pela operação e manutenção do serviço turístico da locomotiva. Estão previstas também atividades pedagógicas e artísticas voltadas à história do município e do transporte ferroviário.


Confira abaixo o mapa do trecho:

mapa

Imagem: Prefeitura Guararema

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome