Transporte / Logística

Foram necessários apenas quatro dias para que o Porto Itapoá superasse seu recorde nas operações de navios por duas vezes.

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O Ministério das Cidades dispõe de recursos do Fundo de Garantia (FGTS) que não serão utilizados até o final do ano por falta de Plano de Desenvolvimento Integrado dos municípios interessados. A afirmação do secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Lopes, foi feita no dia 9 de setembeo, na 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo. O secretário citou alguns projetos em andamento de integração intermodal como os de Duque de Caxias (RJ), Petrolina (PE), Campina Grande (PB) e o sistema integrado que reúne municípios do ABC paulista. Em todos esses casos, os projetos de mobilidade urbana contemplam não só integração entre modais – rodoviário e sobre trilhos, como também estacionamentos para carros, ciclovias e espaços para pedestres.

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Os engenheiros mais antigos do setor metroferroviário ouvem falar há quase trinta anos do ferroanel, uma via férrea para transporte de cargas que retire os trens cargueiros das linhas de passageiros da região metropolitana a caminho do Porto de Santos procedentes do interior ou vice-versa. A MRS Logística, operadora da principal linha rumo ao Porto, desde a desestatização em 1996, é a principal interessada. O diretor de Relações Institucionais da MRS, José Roberto Lourenço e o presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, estiveram na 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, na última semana, em São Paulo, e falaram do assunto.

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O trabalho usou como base os dados de 16 portos brasileiros, no período de 2010 a 2012, e concluiu que uma redução de 10% no tempo de estadia total do navio nos portos pode aumentar as exportações municipais relativas em torno de 5%. Nesse sentido, cada hora adicional de atraso no procedimento portuário como um todo representa uma redução de 2% nas exportações.

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O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) inicia o mês de setembro com mais um número significativo para sua história: o navio de número 10.000 atracou no cais no início do mês. O número foi registrado 13 anos após o início das operações de atração de navios e mostra a capacidade crescente do Terminal que é osegundo maior terminal de contêineres da América do Sul.

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