Os engenheiros mais antigos do setor metroferroviário ouvem falar há quase trinta anos do ferroanel, uma via férrea para transporte de cargas que retire os trens cargueiros das linhas de passageiros da região metropolitana a caminho do Porto de Santos procedentes do interior ou vice-versa. A MRS Logística, operadora da principal linha rumo ao Porto, desde a desestatização em 1996, é a principal interessada. O diretor de Relações Institucionais da MRS, José Roberto Lourenço e o presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, estiveram na 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, na última semana, em São Paulo, e falaram do assunto.
José Lourenço, na verdade, mostrou as obras que a MRS vem fazendo para melhorar suas operações, como a substituição das sete locomotivas que operam no sistema cremalheira na serra do mar de Paranapiacaba a Cubatão, a construção de 12 km entre Manoel Feio, em Itaquaquecetuba a Suzano, a duplicação da malha de Perequê a Santos, mais 18 km, obra no Terminal da Contrail com mais 800 metros (equivalente a um trem), outro trecho para dois trens no hub da Embraport e melhoria no acesso ao terminal da Petrofer.
Citou também alguns projetos, como a construção de um viaduto na Ilha de Barnabé para eliminar o conflito rodoviário e a transferência de 650 famílias da favela da Prainha, no Guarujá para um conjunto do programa Minha Casa Minha Vida.
A Dersa, que sempre operou no sistema rodoviário do Estado de São Paulo, ganhou em 2013 a atribuição de viabilizar a construção do ferroanel – trecho de 52 km entre a Estação Manuel Feio, em Itaquaquecetuba até Jundiaí, em paralelo com o trecho norte do Rodoanel Mário Covas. Para isso, a Dersa, segundo seu presidente Laurence Casagrande Lourenço, havia assinado um convênio com o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, do Ministério dos Transportes e, neste ano assinou outro, com a EPL - Empresa de Planejamento Logístico do governo federal, para fazer o projeto para obter certificados de licenciamento ambiental.
Perguntado sobre prazos para início das operações do ferroanel, Lourenço, disse estar trabalhando no horizonte de 2020 para chegar à meta de 22 pares de trens por dia. Para isso, a Dersa defende que seja construída a linha duplicada no ferroanel.