Transporte / Logística

A empresa Cattalini Terminais Marítimos prepara-se para explorar instalação portuária, na modalidade de terminal de uso privado (TUP), em Paranaguá (PR). O contrato foi assinado, no dia 17 último, seguindo a Lei 12.815/2013, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

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Esforços conjuntos do governo federal, estadual e da Autoridade Portuária para investir no Complexo Portuário de Itajaí o preparam para as demandas do mercado. O engenheiro Marcelo Werner Salles, ex-presidente do Conselho de Administração Portuária (CAP) de Itajaí, adiantou ao PortoGente parte dos temas que irá tratar na reunião desta quarta-feira (25/3), na  Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, Santa Catarina. Na reunião serão debatidos o conjunto dos planos e ações da Secretaria de Estado e Infraestrutura para o porto.

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Uma comitiva chinesa da província de Shanxi e representantes do complexo siderúrgico Tisco e da fabricante de máquinas pesada TZ estiveram, na última semana, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) com o objetivo de ampliar as trocas comerciais com o estado. A China é o segundo destino das exportações catarinenses, somando, em 2014, um total de US$ 978,7 milhões. A China é o principal parceiro de quem Santa Catarina importa produtos, que totalizou, no ano passado, US$ 5,21 bilhões. Entre os fatores que favorecem a prioridade para Santa Catarina está a avaliação da excelente infraestrutura portuária do estado.

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No início deste mês foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, sem vetos, a lei 13.103/15, popularmente conhecida como “Lei do Motorista”. Com ela, ocorrem mudanças importantes no transporte de cargas, que afetam tanto empresas do setor quanto motoristas. O Setcepar promoverá palestra sobre o assunto com o consultor jurídico do sindicato, Luis César Esmanhotto, no dia 23 de março, segunda-feira, 19 horas.

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O governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, assinou, no dia 16 último, o contrato com a Triunfo Engenharia para as obras da primeira etapa da nova bacia de evolução e acessos aquaviários do Complexo Portuário do Itajaí. A obra, custeada pelo Governo do Estado, terá o custo de R$ 104 milhões e possibilitará ao Complexo – formado pelo Porto Público, APM Terminals Brasil, Portonave Terminal Portuário Navegantes e demais terminais instalados a montante – operar navios com até 335 metros de comprimento com 48 de boca. Hoje o Complexo está limitado a operações com navios com o comprimento máximo de 306 metros. O prazo para a conclusão da obra é de 18 meses.

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