Transporte / Logística

Pouco mais de um ano após iniciar suas operações no segmento de Cargas Projeto, a TCP Log - subsidiária dedicada a serviços de integração da cadeia logística da TCP (empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá) já é responsável por aproximadamente 85% das movimentações deste tipo no Porto de Paranaguá. O segmento, que atende qualquer tipo de carga com dimensão ou peso acima do permitido para embarque em contêineres (ultrapassando 12 metros de extensão e dois metros de altura), exige equipamentos especiais para todas as etapas logísticas.

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O Ministério Público Federal (MPF) em Santos realizou uma inspeção na área da empresa Ultracargo, proprietária dos tanques de combustível atingidos por um incêndio que começou no dia 2 último. Durante a visita na manhã desta quarta, o procurador da República Antonio José Donizetti Molina Daloia e três técnicos do MPF formularam questionamentos aos representantes do Corpo de Bombeiros, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, e da empresa para obter informações sobre as medidas que têm sido tomadas no combate às chamas e à poluição ambiental.
 
 
“O objetivo da vistoria é fazer uma avaliação preliminar das consequências do incêndio e identificar providências a serem adotadas pelos órgãos competentes para a preservação do meio ambiente e das condições de saúde e segurança da população no entorno”, afirmou Daloia. Um relatório sobre a inspeção deve ser concluído nos próximos dias.
 
Foto: Facebook do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
 
Inquérito
Também nesta terça-feira, 7 de abril, o procurador instaurou um inquérito civil público para apurar as consequências do incêndio. Boa parte dos danos, como a morte de grande quantidade de peixes, foi causada em áreas que integram o patrimônio da União. Não há prazo para que a investigação seja encerrada.
 
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A  Secretaria de Aviação Civil (SAC) entrega, nesta quarta-feira (8/04), a partir das 16h, no Clube da Aeronáutica, em Brasília (DF), o Prêmio Aeroportos + Brasil 2015, que enaltece a qualidade dos principais terminais do País. A escolha dos vencedores em nove categorias foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos de grande movimentação no Brasil. Foram ouvidas 64.539 pessoas ao longo de todo o ano de 2014.
 
Até agora, a SAC divulgava os resultados da pesquisa a cada trimestre. Agora, o prêmio Aeroportos + Brasil passará a ser anual, com base na pesquisa realizada durante todo o ano. O objetivo é estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo. As entrevistas foram encomendadas pela SAC à Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.
 
Participam da cerimônia de entrega do prêmio Aeroportos + Brasil, representantes do setor aéreo, governo federal, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), concessionárias dos aeroportos, Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, entre outros órgãos
 
Para o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, o prêmio é uma maneira de estimular a competição saudável entre os operadores. “Na véspera de cada anúncio da pesquisa a cada trimestre, há uma grande ansiedade entre eles para saber quem se saiu melhor. Essa ansiedade nos revela o respeito que eles têm pela opinião do passageiro”, afirma o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.
 
O ministro avalia que a pesquisa e o uso de seus resultados pelos gestores aeroportuários colocam o Brasil no mapa dos países que se preocupam com o bem-estar do passageiro e exigem dos operadores melhores serviços. “Os resultados começam a aparecer. A melhora na gestão aeroportuária já é notada por quem viaja de avião”, diz.
 
Entre 2011 e 2014 foram investidos R$ 13,4 bilhões em infraestrutura aeroportuária. A ampliação física dos aeroportos está sendo feita para atender à crescente demanda e colocar o Brasil entre os países que propiciam suporte adequado à circulação de bens e mercadorias transportados por avião.
 
Categorias
O objetivo da SAC com esse prêmio é enaltecer os aeroportos melhor avaliados pelos passageiros, visando estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo. Qual o aeroporto que tem o check in ou a inspeção de segurança mais eficiente? E qual o mais confortável e com os funcionários mais cordiais? Qual o mais limpo ou o que possui mais facilidades aos passageiros, além de ter a melhor prestação de serviços públicos? Enfim, qual é, na opinião do público, o melhor aeroporto do Brasil?
 
Para chegar às nove categorias, a SAC agrupou os indicadores com maior afinidade entre os 48 itens que fazem parte da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro, realizada a cada trimestre. Todos os indicadores entraram no prêmio. Os aeroportos vencedores receberão um troféu e um certificado, mas o ganho maior é de imagem. Eles poderão fazer artes gráficas e expor o prêmio em suas dependências.
 
“Entre 2011 e 2014, cerca de 80 milhões de brasileiros começaram a ter o privilégio de ler nos aeroportos aquela placa perto dos tapumes em que o operador aeroportuário se desculpa pelo transtorno. O número representa o aumento da capacidade de atendimento dos nossos aeroportos durante esse período, com a eficácia retratada nas pesquisas. Estamos no rumo certo. Assim, com o perdão pelo transtorno, mas com a alegria pelo já conquistado também posso garantir que estamos trabalhando para melhor atendê-lo”, definiu o ministro Eliseu Padilha.
 
As perguntas constantes da entrevista contemplam os indicadores qualitativos descritos nas nove categorias e seguem a escala de avaliação de 1 a 5, sendo 1 para a menor avaliação possível e 5 para a maior avaliação possível. A distribuição amostral das entrevistas considera a distribuição de passageiros prevista para os extratos de embarque e desembarque doméstico e internacional.
 
Quem participa
Aeroporto de Congonhas - São Paulo (SP)
Aeroporto Internacional Afonso Pena - Curitiba (PR)
Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão - Rio de Janeiro (RJ)
Aeroporto Internacional de Viracopos - Campinas (SP)
Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães - Salvador (BA)
Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre - Recife (PE)
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes - Manaus (AM)
Aeroporto Internacional André Franco Montoro - Guarulhos (SP)
Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves - São Gonçalo do Amarante (RN)
Aeroporto Internacional Marechal Rondon - Cuiabá (MT)
Aeroporto Internacional Pinto Martins - Fortaleza (CE)
Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek - Brasília (DF)
Aeroporto Internacional Salgado Filho - Porto Alegre (RS)
Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins (MG)
Aeroporto Santos Dumont - Rio de Janeiro (RJ) 
 
Categorias do prêmio
Check-in + Eficiente
Aeroporto + Confortável
Aeroporto + Cordial
Raio-x + Eficiente
Aeroporto com + Facilidades
Restituição de bagagem + Eficiente
Serviço Público + Eficiente
Aeroporto + Limpo
AEROPORTO + BRASIL
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A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), a Força Sindical e o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) lançaram um manifesto protestando contra os critérios da compra de trens metropolitanos pela Secretaria de Estado de Transporte do Rio de Janeiro.

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A Indra, multinacional de consultoria e tecnologia, e uma das maiores do segmento no Brasil, estará presente na Infraportos South America – Feira e Conferência sobre Tecnologia e Equipamentos para Portos e Terminais, que acontece entre os dias 7 e 9 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A empresa apresentará em seu estande o portfólio de soluções e serviços para esse setor, com destaque para os sistemas VTMIS (Vessel Traffic Management Information System) e JUP (Porto Sem Papel).

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