Transporte / Logística

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançaram o manifesto “O Brasil que todos queremos”, no dia 14 de agosto. No documento, as entidades destacam que o País vive um momento grave e complexo, mas que é preciso evitar que a crise se aprofunde e torne ainda mais difícil a superação dos problemas.O presidente da etidade, Glauco José Côrte, explicou porque as entidades se posicionaram: “precisamos chamar atenção para a necessidade imperiosa de uma atenção especial para a indústria, com redução imediata dos custos de produção, evitando, assim, que o custo dos ajustes fiscais recaiam, sobretudo, sobre os trabalhadores que estão perdendo o seu emprego”, afirmou. “Ajuste fiscal deve ser considerado meio para o alcance do equilíbrio das contas públicas e não um fim. O fim tem que ser a retomada do desenvolvimento econômico, o que passa pelo resgate da competitividade industrial", declarou.

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Alunos dos ensinos fundamental e médio de duas escolas do Litoral do Paraná estão participando do concurso de Redação “Operação Cisne Branco”, promovido pela Marinha do Brasil. O concurso acontece anualmente e premia as melhores redações sobre temas ligados ao mar e às atividade da Marinha do Brasil.

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Ao participar da Comissão Geral no plenário da Câmara dos Deputados, no dia 13 de agosto, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, afirmou que “o governo está criando condições para atrair os investimentos privados necessários para que o Brasil siga avançando”. Ele destacou o Programa de Investimentos em Logística (PIL) que estima R$ 152 bilhões para rodovias e ferrovias, o que representa 77% dos investimentos dessa fase do PIL.

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Até o fim de 2015, três mil trabalhadores do transporte devem ser beneficiados pelo projeto Saúde nos Portos, uma parceria do Sest Senat e da SEP (Secretaria Especial de Portos da Presidência da República). A iniciativa está proporcionando, a esses profissionais, atendimentos gratuitos de saúde. A parceria foi formalizada nessa terça-feira (11), com a assinatura do termo de cooperação técnica, que ocorreu em Santos (SP). Com a rotina ocupada pelo trabalho, especialmente em razão das viagens, caminhoneiros e portuários podem ter dificuldade em encontrar tempo para verificar como estão as condições básicas de saúde. É por isso que o projeto é executado dentro das áreas portuárias, com a instalação de postos de atendimento nos quais poderão realizar diversos exames – como verificação de glicose, aferição de pressão arterial, IMC (Índice de Massa Corporal) e testes rápidos de HIV e sífilis –, receber orientações sobre saúde bucal, nutrição, saúde do homem, combate ao uso de álcool e drogas, e ainda participar de palestras e de aulas de alongamento e ginástica laboral.     “Esta é a forma que encontramos de facilitar o acesso do trabalhador aos cuidados preventivos com a saúde, que é nosso dever”, diz a diretora-executiva nacional do Sest Senat, Nicole Goulart. “Por isso, vamos promover as ações dentro do porto. Enquanto o motorista, por exemplo, aguarda a carga ou descarga do caminhão, receberá a assistência e as orientações. Assim, eles poderão aproveitar o tempo para cuidar da saúde”, complementa. “O Sest Senat é um parceiro importante para qualificação e atenção em termos de saúde. Essa iniciativa significa investir no trabalhador, que é um ator importante no contexto do sistema portuário”, afirma o ministro da SEP, Edinho Araújo. Segundo ele, “isso significa ter trabalhadores mais motivados e valorizados”.O diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Mário Povia, ressalta a importância de iniciativas como essa para avançar na melhoria das condições de trabalho nas áreas portuárias. “Isso, no sistema como um todo, significa eficiência. Cuidando da saúde do trabalhador, é possível mantê-lo mais ativo. Por isso, é uma parceria fundamental”, avalia Povia.

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Em antecipação à chegada de cinco dos maiores guindastes do mundo ao porto de Liverpool, na Inglaterra, a operadora Peel Ports introduziu um simulador de treinamento virtual para garantir que todos os operadores estejam prontos para manobrar as estruturas gigantes desde o primeiro dia de instalação.

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