Executivos da Latam alegam que desvalorização do Real é o principal fator que resultou no prejuízo milionário. A este revés se acrescentam uma multa no Canadá por manipular os preços de seu serviço de carga e as dificuldades da Lan na Argentina, onde deverá deixar em breve um hangar estratégico em Buenos Aires por ordem das autoridades.
A gestão do espaço público no Brasil vive em contradição. Enquanto autoridades e pesquisadores das maiores cidades do País se desdobram para aperfeiçoar a mobilidade urbana e criar áreas agradáveis para pedestres, pouco é feito para melhorar a qualidade do transporte coletivo e para conter as vendas de automóveis.
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados anunciou nesta segunda-feira (20) que a audiência pública na qual o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, dará esclarecimentos sobre a publicação da Portaria 38, de 14.03.2013, que autoriza a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) a desenvolver projetos e estudos de viabilidade para subsidiar a Secretaria de Portos, será realizada no próximo dia 28 de agosto.
Importar produtos, para o Brasil, via transporte marítimo, nunca foi tarefa fácil. As taxas são elevadas, a distância, também, e a falta de suporte e infraestrutura, dos portos tupiniquins não é segredo. Contudo, dentro de tantos agravantes e fatores de desestimulação, para os empresários e investidores brasileiros, a burocracia, que esse negócio exige, ainda é o principal entrave. O comandante de um navio estrangeiro, que desembarque no Brasil, precisa entregar, nada menos, do que 190 informações para as autoridades brasileiras. Informações essas, que podem ser enviadas para órgãos, como, a Receita Federal, a Anvisa, a Polícia Federal e a Marinha Brasileira, retardando, em dias, o processo.