Imagine manobrar um navio com capacidade para 400 mil toneladas onde a profundidade é pequena e os obstáculos são inúmeros? Essa será a missão dos práticos no Espírito Santo a partir de 2012. É que o supergraneleiro Vale Brasil e outros similares da classe Valemax, vão começar a atracar no Porto de Tubarão, em Vitória.
Os trabalhadores do setor aeroportuário estão sendo chamados para assembleias, nesta semana, para discutir a privatização dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos (São Paulo) e Brasília (Distrito Federal). O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, nesta segunda e última parte da entrevista ao Portogente, discorre sobre a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
O modelo vigente de concessão ferroviária foi mal estruturado e mal aplicado, por isso não atende aos interesses públicos nem aos interesses nacionais. A crítica é da economista e analista de conjuntura econômica no Laboratório de Políticas Pública da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Ceci Juruá, para quem o modelo foi elaborado por consultoras internacionais e apresentado quase como fato consumado.
O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp), Valdir Santos, reclama de abusos quando o assunto é o demurrage. Segundo ele, os armadores e as agências marítimas cobram valores absurdos e inaplicáveis, determinadas multas podem superar até mesmo o valor de um contêiner novo que custa de R$ 10 mil a R$ 15 mil.
Um palco de denúncias sobre a situação do transporte ferroviário no Brasil, que tem cerca de 28 mil quilômetros de malha, sendo que menos da metade está em operação. Este é o resumo que se pode fazer do seminário “Ferrovia da Integração: compromisso do Parlasul”, realizado no dia 20 último, em Florianópolis (Santa Catarina), que reuniu parlamentares das assembleias legislativas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e de Províncias da Argentina. O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, o deputado federal Pedro Uczai, do PT catarinense, participou do debate e também a Procuradora da República do Rio Grande do Sul, Lara Caro.