O governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, assinou, no dia 16 último, o contrato com a Triunfo Engenharia para as obras da primeira etapa da nova bacia de evolução e acessos aquaviários do Complexo Portuário do Itajaí. A obra, custeada pelo Governo do Estado, terá o custo de R$ 104 milhões e possibilitará ao Complexo – formado pelo Porto Público, APM Terminals Brasil, Portonave Terminal Portuário Navegantes e demais terminais instalados a montante – operar navios com até 335 metros de comprimento com 48 de boca. Hoje o Complexo está limitado a operações com navios com o comprimento máximo de 306 metros. O prazo para a conclusão da obra é de 18 meses.
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“Esse investimento que o Governo do Estado está fazendo em Itajaí é fundamental para que Santa Catarina se mantenha competitivo, acompanhe as tendências da navegação e continue contribuindo de forma significativa para o nosso comércio exterior”, explica o governador.
Para o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Junior, a obra é fundamental para Itajaí se manter no mercado, num momento em que os armadores estão otimizando seus serviços e ampliando os tamanhos dos navios. “É imprescindível destacar a importância da comunidade portuária na busca dos recursos para o projeto, dos terminais APMT e Portonave, Associação Empresarial de Itajaí, sindicatos e outras entidades afins.”
Ayres explica que a primeira etapa será a elaboração do projeto executivo, que será apresentado pela empresa no prazo de 90 dias. O projeto ainda envolve, na sequencia, retirada das guias correntes em frente ao Saco da Fazenda nas margens de Itajaí e Navegantes e a dragagem da nova bacia no local, com diâmetro de 530 metros e profundidade de 13 metros.
“Essa é a mais importante obra para Itajaí na atualidade. Quando concluída, vamos conseguir recuperar serviços que foram embora e aumentar ainda mais o potencial de movimentação de cargas no Porto de Itajaí”, declara o diretor-superintendente da APM Terminals Brasil, Ricardo Arten.
“A nova bacia de evolução possibilitará a entrada de embarcações mais carregadas e maiores, que já estão circulando na costa brasileira. Hoje, o Complexo Portuário movimenta 70% da corrente de comércio catarinense e esta obra é mais do que necessária. A Portonave já está preparada para receber estes navios”, comenta Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo da Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes.