Sexta, 26 Abril 2024

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás instaurou, na última sexta-feira (1º), Inquérito Civil (IC) para apurar as ações e omissões ilícitas do município de Goiânia quanto ao estado de conservação e uso da Estação Ferroviária de Goiânia.

Ferrovia Goiânia

De acordo com a procuradora da República Léa Batista de Oliveira, a instauração do IC deu-se em razão de notícias veiculadas pela imprensa local e informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que dão conta do precário estado de conservação e da falta de uso da Estação. O prédio, que é tombado pela União, desde 2003, pelo seu valor histórico e arquitetônico (em estilo Art Déco), foi inaugurado há 67 anos, em setembro de 1950.

A demora por parte do Município de Goiânia na correção da documentação da proposta de restauração da Estação Ferroviária inviabilizou sua inserção dentro dos recursos do PAC Cidades Históricas, previstos em 2013, quando a ação fora selecionada. A gestão anterior do Município de Goiânia perdeu o prazo para receber os recursos federais que viabilizariam a restauração da Estação.

Como primeiras providências, o MPF oficiou à Superintendência Regional do Iphan em Goiás, requisitando informações atualizadas e detalhadas acerca da situação da Estação Ferroviária, mais especificamente quanto ao seu estado de conservação e seu uso, encaminhando eventual relatório de vistoria realizada recentemente.

Além disso, oficiou à Secretaria de Cultura do Município de Goiânia, requisitando informações acerca das medidas tomadas para a restauração do imóvel, apresentando cronograma de atividades ainda não realizadas. As informações deverão ser prestadas ao MPF no prazo de 30 dias.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome