Quinta, 28 Março 2024

Esta quarta-feira (13/09) entrará para a história do sindicalismo portuário brasileiro. Às 9 horas da manhã, será fundada, em Santos (SP), a Federação Nacional dos Estivadores, Trabalhadores de Capatazia e Portuários.

De Santos, participarão os dois maiores sindicatos, dos estivadores e dos operários portuários (Sintraport). Estarão presentes sindicalistas de Candeias (BA), Imbituba (SC), Manaus (AM) e Paranaguá (PR). A solenidade será na sede do Sintraport, na Rua General Câmara, 258, Centro, com possível participação de sindicatos convidados que, num primeiro momento, não aderiram à nova entidade.

Para o presidente do sindicato dos estivadores, Rodnei Oliveira da Silva, os demais sindicatos de Santos e de outros portos “poderão aderir quando virem a nossa atuação”.
Para o presidente do Sintraport, Claudiomiro Machado ‘Miro’, “é o momento de termos uma federação que represente efetivamente os portuários avulsos e vinculados”. Os dois criticam as federações dos estivadores (FNE), dos portuários (FNP) e dos conferentes, consertadores, vigias, trabalhadores de bloco, arrumadores e amarradores (Fenccovib).

“Elas não unificam as lutas dos trabalhadores de todas as categorias”, argumenta Nei. Miro diz que “deixaram os anseios dos trabalhadores em segundo plano”.
O protocolo de intenções da nova entidade foi aprovado em 8 de junho, em ampla reunião, também em Santos. Na oportunidade, Nei disse que “a gota d’água para sua articulação foi o fato das três federações negociaram a extinção de direitos e até de categorias portuárias”.

Segundo ele, a FNE, FNP e Fenccovib “passaram a negociar o retrocesso com a federação nacional dos operadores portuários (Fenop, empresarial). Isso não era nem para negociar”.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome