Com o objetivo de apresentar uma visão panorâmica e diagnóstica do momento atual das infraestruturas de transportes, será apresentado o estudo Corredores Logísticos Estratégicos, durante painel no 10º Congresso ABCR (Associação Brasileira das Concessionarias de Rodovias). O evento será realizado em Brasília nos dias 12 e 13 de setembro.
Envolvendo o setor público e privado e desenvolvido pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o estudo sobre os corredores logísticos analisa e destaca seus usos para deslocamento dos principais produtos da economia brasileira, como Complexo de Soja e Milho. "O estudo é importante para entendermos não apenas como o Brasil funciona, mas quais são os gargalos do nosso desenvolvimento", diz Edeon Vaz Ferreira, diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, um dos debatedores do tema. "É imprescindível que conheçamos nossas demandas e caminhos para trilhar um aumento eficaz e planejado à nossa infraestrutura", completa.
Além do mapeamento dos corredores de escoamento das principais cargas do país, começando pela soja e milho nesse primeiro volume, a análise faz parte de uma série de estudos técnicos que serão produzidos pela Secretaria de Política e Integração (SPI) para diagnosticar e melhorar o fluxo de cargas no Brasil, e traz a avaliação de corredores relacionados com a integração e defesa do país, os quais o governo também atua como promotor de infraestrutura. Assim, são ponderados os corredores logísticos estratégicos destinados a transporte de passageiros, integração nacional e internacional, e segurança nacional, além de outros modais como hidrovias, ferrovias e portos. Os próximos volumes que já estão em desenvolvimento tratam do escoamento de minério de ferro e de veículos automotores.