Quinta, 25 Abril 2024

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop) promoveu, na última semana, o Fórum Catarinense de Dirigentes Cooperativistas, em Santo Amaro da Imperatriz, reunindo 200 líderes para a discussão de temas da atualidade. O presidente Luiz Vicente Suzin instalou o Fórum assinalando a importância da atualização dos dirigentes para a compreensão dos cenários de desafios, mudanças e transformações pelos quais passa a sociedade brasileira. “As informações se transformam em conhecimento e nos orientam para a ação.”

“Intercooperação e alianças estratégicas” foi o tema da preleção do engenheiro agrônomo, consultor e empresário Marcelo Prado. Sexto princípio do cooperativismo internacional, a intercooperação significa que as cooperativas trabalham de forma integrada para servir melhor seus cooperados (associados). O palestrante discorreu sobre sete obstáculos para a intercooperação: individualismo e oportunismo, vaidade, falta de confiança, diferenças culturais, concorrência, perda de autonomia e falta de formalização de acordos.

Sugeriu alianças estratégicas ancoradas nos diferenciais comparativos e, também, na competência central de cada um para a geração de valor aos parceiros. Destacou que essas alianças produzem resultados notáveis: os parceiros estruturados atingem 90% de sucesso e as empresas engajadas obtêm 20% a mais de lucratividade. Por outro lado, os fracassos nas alianças decorrem de valores éticos incompatíveis, ausência de regras claras, indefinição do papel de cada parceiro, falta de alinhamento da organização com a aliança e falta de comprometimento.

“O desafio dos líderes é identificar as oportunidades e conhecer os diferenciais, ter transparência e excelência na gestão”, ensinou Marcelo Prado.

Vocação
O Brasil tem uma forte vocação para o cooperativismo e isso está expresso nas 6,5 mil cooperativas brasileiras com 12 milhões de associados e 350 mil empregados diretos. A observação é do professor da Fundação Getúlio Vargas Cláudio Tomanini ao iniciar a palestra “Gestão de Negócios – Empreender e ter Sucesso”. Lembrou que as cooperativas respondem por 70% do trigo, 40% da soja, 40% do leite, 38% do algodão, 21% do café e 16% do milho. Porém, há grande margem para crescer – como a Alemanha onde 35% da população fazem parte das sociedades cooperativistas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome