Sexta, 19 Abril 2024

No dia 12 de julho último, às 10h30, na rede rodoviária operada pela Vinci Autoroutes, na França, um veículo autônomo atravessou pela primeira vez uma barreira de pedágio de maneira totalmente autônoma.

Um veículo autônomo Citroën C4 Picasso do Grupo PSA passou pelo pedágio de Saint-Arnoult-en-Yvelines, o maior da Europa, sem nenhuma intervenção do condutor, graças ao estabelecimento de uma comunicação específica entre o veículo e a infraestrutura. Esta bem-sucedida experiência realizada em condições reais de tráfego constitui um avanço essencial na evolução do veículo autônomo para o nível 4 (mind off – sem supervisão do condutor). Ela constitui o fruto de um programa de desenvolvimento iniciado em 2016 que consagra a colaboração entre dois dos maiores players da mobilidade: o Grupo PSA, fabricante de veículos na vanguarda das novas tecnologias, e a Vinci Autoroutes, primeiro operador de infraestruturas rodoviárias na Europa e líder em matéria de novas mobilidades no seu setor de atuação. Um primeiro e significativo passo foi, portanto, vencido em matéria de conexão entre o veículo autônomo e as novas gerações de infraestruturas necessárias para o seu desenvolvimento.

Questão complexa e estratégica
A passagem de um veículo autônomo por uma seção de pedágio é uma questão complexa, pois requer não apenas capacidade de gerenciar os fluxos cruzados de veículos que transitam aleatoriamente ao aproximar-se da barreira de pedágio, como também de guiar o veículo autônomo nessa área caracterizada pela ausência de marcação no solo.

Também é preciso guiar a trajetória do veículo autônomo para que este possa orientar-se automaticamente para a faixa do pedágio equipada para recebê-lo, cuja largura é de apenas 3 metros. Finalmente, o veículo autônomo deve ter capacidade para administrar qualquer imprevisto que possa vir a ocorrer durante a passagem da barreira de pedágio.

A implantação de um protocolo de comunicação específico entre a infraestrutura de pedágio operada pela Vinci Autoroutes e o veículo Citroën C4 Picasso Autônomo do Grupo PSA foi essencial.

Um sistema de orientação começa a atuar 500 metros antes da barreira de Saint-Arnoult, na direção de Paris. Graças a esse sistema, o veículo autônomo segue uma trajetória predefinida que irá guiá-lo até a faixa de pedágio selecionada e equipada para atendê-lo. Ele indica ao veículo a trajetória que deve ser percorrida ao sair do pedágio e até chegar novamente ao trecho de rodovia, onde o veículo continuará a orientar-se com a ajuda das linhas brancas.

Uma autorização de passagem é enviada ao veículo, indicando se a barreira está aberta. A infraestrutura transmite essa informação ao veículo autônomo através de uma antena UBR (Unidade de Beira de Rodovia) posicionada 300 metros antes da barreira de pedágio, à beira da rodovia e conectada ao sistema de pedágio. A antena utiliza para a emissão de dados o protocolo ITS G5, que é a referência em matéria de comunicações destinadas aos veículos conectados. Três faixas do pedágio de Saint-Arnoult já estão equipadas para transmitir rapidamente e com segurança a informação de autorização de passagem veiculada pela antena UBR e acolher os veículos conectados e autônomos, a exemplo do veículo Citroën C4 Picasso Autônomo do Grupo PSA.

O sistema de informação do pedágio foi modificado para permitir a passagem de veículos autônomos. Ele analisa em tempo real a disponibilidade da via e certifica-se de que as condições permitam que o veículo passe com total segurança. A autorização assim calculada é enviada ao veículo autônomo através da antena UBR.

Finalmente, nessa experiência, foi colocada uma etiqueta de tele pedágio no C4 Picasso autônomo para que ele pudesse atravessar as barreiras de maneira totalmente autônoma.

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