Terça, 01 Abril 2025

Foram liberados ao tráfego mais 7,5 quilômetros da primeira etapa das obras de duplicação da BR-135/MA, no final do trecho conhecido como “Campo dos Perizes”, no perímetro urbano do município de Bacabeira (MA). Com isso, 88,94% da obra de duplicação da rodovia maranhense foram concluídos.

                                         Imagem

Leia também

O avanço da CMA CGM e os obstáculos logísticos para a América do Sul

Rodovias: um quadro preocupante

A BR-135/MA tem um volume diário de 25.000 veículos e é o único acesso terrestre à Ilha de São Luiz, capital do Maranhão. A duplicação expandirá sua capacidade de transporte para setores da indústria e exportação.

O trabalho é de grande complexidade técnica em razão da espessa camada de argila orgânica de consistência “mole” e “muito mole”, com profundidades que variam de 4 a 20 metros, o que exigiu a consolidação e adensamento do material subjacente à pista para sustentar as camadas de pavimentação rodoviária.

No trecho de solo mole do Campo de Perizes foi necessário realizar o melhoramento do solo com colunas de brita, uma moderna tecnologia construtiva que foi usada pela primeira vez no Brasil em grande extensão grande (18 km).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!