Sexta, 19 Abril 2024

Mais uma ação especial, fora da rotina do programa de fiscalização permanente, foi realizada, em 11 de maio último, pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), agora na Rodovia Marechal Rondon (SP-300) no trecho entre os municípios de Bauru e Cafelândia. A operação pente-fino dos fiscais e técnicos da Agência constatou 69 não conformidades de conservação, sendo a maioria em relação a problemas no pavimento do trecho, que está sob concessão da concessionária ViaRondon. A Agência determinou à concessionária que realize os reparos e readequações necessários nos prazos previstos em contrato. Em caso de não conclusão dos trabalhos no período contratual, a ViaRondon está sujeita à multa que pode chegar a R$ 2 milhões. Os prazos para a resolução dos problemas identificados pela fiscalização variam de 24 horas (buracos na pista) a 30 dias, de acordo com a característica e gravidade do problema.

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Essas operações especiais verificam a condição de itens vitais para a garantia de que São Paulo siga liderando o ranking das principais estradas do País. Segundo o último levantamento da Confederação Nacional de Transporte (CNT) São Paulo concentra 19 rodovias entre as 20 melhores do Brasil, sendo que todas elas compõem os 6,9 km da malha do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado.

Pente-fino na SP-300. A ViaRondon é responsável pela administração, manutenção e operação de 313,13 quilômetros da Rodovia Marechal Rondon. O trecho fiscalizado nesta quinta-feira totalizou cerca de 200 quilômetros de pistas, considerando os dois sentidos da SP-300. O principal problema verificado pela fiscalização diz respeito a não conformidades no pavimento como rachaduras ou trincas, depressões e saliências. Também foram constatados trechos com acostamento e pista em más condições de limpeza, principalmente nos dispositivos de retorno. Foram detectados, ainda, problemas no sistema de drenagem, com canaletas de escoamento de água obstruídas parcialmente por terra, mato ou sujeira e algumas delas quebradas.

Os problemas na drenagem afetam tanto a segurança viária quanto a vida útil da pista. Na questão da segurança viária uma drenagem ineficaz pode levar água para a pista em dias de chuva trazendo riscos de derrapagem ou aquaplanagem, por exemplo. Já a estrutura da pista pode ser afetada pois a falha no escoamento pode causar infiltração que podem tanto comprometer a estrutura do pavimento quanto provocar erosões.

Em atendimento ao contrato de concessão, a ViaRondon iniciará ainda este mês obras de recapeamento total dos 313,13 quilômetros de estradas sob sua administração e operação. A previsão é de que essa obra esteja concluída até o fim do primeiro semestre de 2019, mas os trechos serão concluídos e entregues ao tráfego gradativamente ao longo desses dois anos. Durante esse período o usuário notará uma sensível melhora no pavimento por conta dessas obras. Serão investidos nessas intervenções R$ 148,5 milhões.

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