Sábado, 30 Novembro 2024

Com a conclusão do leilão dos aeroportos de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), onde foram arrecadados 3,72 bilhões em outorga pelo governo, os futuros operadores preveem investir R$ 6,61 bilhões em melhorias nos terminais ao longo do prazo de concessão. Após a assinatura do contrato, estimada para 28 de julho, as empresas precisarão realizar melhorias imediatas nos respectivos aeroportos para garantir mais segurança e conforto aos passageiros.

Entre as melhorias estão as condições de utilização dos banheiros e fraldários, limpeza do Terminal, sinalizações de informação dentro e fora do aeroporto, disponibilização de internet wi-fi (sem fio) gratuita de alta velocidade, melhoria do sistema de iluminação das vias de acesso de veículos e estacionamentos, revisão dos sistemas de climatização, escadas rolantes, esteiras rolantes, elevadores e esteiras para restituição de bagagens.

Também será cobrado dos operadores a correção de fissuras, infiltrações, manchas e desgastes na pintura de paredes, pisos e forros (inclusive área externa) dos terminais de passageiros.

Entre os principais investimentos de infraestrutura que deverão ser realizados pelos futuros operadores estão a ampliação dos terminais de passageiros (novo terminal no caso do Hercílio Luz, em Santa Catarina), dos pátios de aeronaves e das pistas de pouso e decolagem. Também estão previstos o aumento do número de pontes de embarque, ampliação dos estacionamentos de veículos.

Investimentos

Em Fortaleza e Porto Alegre, a empresa alemã Fraport vai precisar investir R$ 3,301 bilhões nos dois terminais durante a vigência do contrato (30 anos para o aeroporto cearense e 25 anos para o gaúcho). A concessionária também precisa aportar os recursos para o programa de adequação de efetivo, R$ 186 milhões para os dois aeroportos, a serem pagos antes da assinatura do contrato.

No caso da francesa Vinci Airports, o prazo de concessão é de 30 anos e os investimentos previstos em Salvador são de R$ 2,35 bilhões, além do aporte de R$ 108 milhões para a Infraero. Em Florianópolis, a suíça Zurich Airport vai ter que investir R$ 960,7 milhões (estimativa) ao longo de 30 anos e mais R$ 40 milhões para o desligamento dos funcionários da estatal.

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