Sexta, 26 Abril 2024

* Com informações do MDIC e da CNI

O governo federal lançou, em 8 de março último, cronograma de ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) em 2017 e o início de parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Tenho dito que a retomada do crescimento econômico do Brasil exige que olhemos para fora de nossas fronteiras. Por isso, além de melhorar a competitividade do comércio exterior brasileiro, concluir acordos comerciais e reduzir barreiras às nossas exportações, o governo brasileiro está buscando ampliar a participação das nossas empresas no mercado internacional por meio de ações como o PNCE e soluções internas para a melhoria da competitividade do comércio exterior”, disse o ministro Marcos Pereira, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O PNCE, com coordenação do Ministério, reúne iniciativas de instituições parceiras nacionais e estaduais, com o objetivo de aumentar a base exportadora, estimulando a inserção de empresas de pequeno porte no mercado externo. “Para este ano, estão previstas mais de 200 ações de apoio às exportações a serem executadas pelo MDIC e seus parceiros. Pretendemos melhorar a competitividade do setor que mais gera empregos no Brasil e auxiliar empresas de pequeno e médio portes a conquistar espaço no concorrido mercado internacional”, afirmou Pereira.

Em 2016, o PNCE foi lançado em 20 unidades da federação, com o apoio de 144 instituições parceiras nacionais e estaduais, atendendo dez mil empresas. As ações desenvolvidas no âmbito do PNCE contribuíram para que 4.735 empresas exportassem pela primeira vez no ano passado.

Em 2017, além das ações de capacitação de empresas, o PNCE prevê a integração entre política industrial e política de apoio às exportações, realizada a partir da convergência entre o PNCE e o Brasil Mais Produtivo; bem como o lançamento do Portal PNCE, área pública do Sistema PNCE que irá divulgar casos de sucesso, a programação de atividades nos estados, a fim de permitir a inscrição de empresas, o atendimento personalizado de dúvidas das empresas cadastradas, além de aprimorar a comunicação e troca de informações entre os Comitês Estaduais do PNCE.

A meta é traçar o diagnóstico de 500 empresas, desenvolver planos de negócios para 200 delas e, ao final do projeto, em 2018, ter ao menos 100 novas empresas com operação concreta de exportação. Por ser fruto de uma parceria internacional, o Rota atenderá indústrias no Brasil (75%), na Argentina (20%) e na Espanha (5%). Nacionalmente, a execução do projeto contará com o apoio dos Centros Internacionais de Negócios das federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal.

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