Neste domingo, 12 de março, o Aeroporto Internacional de Navegantes/Ministro Victor Konder, em Santa Catarina, completa 47 anos da construção de sua primeira sede. Administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) desde 1980, o terminal é hoje considerado o maior aeroporto em movimentação de carga de Santa Catarina, o terceiro da região sul e o sétimo da Rede Infraero.

Nesse cenário, o aeroporto se destaca como agente facilitador no polo logístico da região, do qual fazem parte também os portos de Itajaí e de Navegantes.

Com capacidade para 2,7 milhões de passageiros por ano, o aeroporto atende viajantes que embarcam de toda a região do vale do Itajaí, que reúne 54 municípios, ou desembarcam rumo aos destinos de turísticos do estado de Santa Catarina, como Balneário Camboriú, Beto Carrero Worl -, Penha, Bombas e Bombinhas.

Com operações das 6h às 24h, o terminal conta com 17 posições de check-in e 346 vagas para o estacionamento de veículos. Diariamente saem de Navegantes voos direto para Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Campinas (SP). Os serviços são oferecidos pelas companhias Gol Linhas Áreas, Latam e Azul Linhas Aéreas.

“A cidade de Navegantes é privilegiada por ser atendida por três modais: o marítimo, o rodoviário e o aéreo, e já existe o planejamento para a implementação do modal ferroviário. A cidade está em pleno desenvolvimento, e já está no planejamento da Infraero implementar melhorias no aeroporto de modo que ele continue contribuindo para o crescimento da região”, destaca o superintendente do Aeroporto de Navegantes, Luciano Segura.

Histórico

Foi na tarde de uma quinta-feira, 12 de março de 1970, que pousou pela primeira vez um avião no Aeroporto Internacional de Navegantes, na época ainda chamado Aeroporto de Itajaí. Oito anos depois, o terminal, o pátio e a pista foram ampliados com o objetivo de receber aeronaves maiores. Dois anos mais tarde, em 17 de janeiro de 1980, foi realizada a transferência, tanto técnica, como administrativa e operacional, do Aeroporto de Navegantes para a Infraero.

Em 2002, em homenagem ao político catarinense, o terminal foi nomeado Aeroporto de Navegantes Ministro Victor Konder. Em 2004, a área construída do terminal de passageiros foi ampliada de 1.850 m² para 5.200 m².