Por volta das 22h20, do dia 14 de fevereiro, a Praticagem do Rio de Janeiro foi contatada pelo Rebocador Far Star informando que ocorria um naufrágio próximo à sua posição à noroeste da Ponte Costa e Silva na Baía de Guanabara, solicitando ajuda para resgatar 12 pescadores no mar.
A Praticagem do Rio de Janeiro, mantendo uma sólida estrutura logística, funciona 24h por dia, sete dias por semana, estando habilitada a prestar os primeiros socorros no mar em casos de emergência, além da atividade fim de transportar os Práticos para auxiliarem os Comandantes dos navios nas manobras de atracação nos terminais e portos do Estado do Rio de Janeiro. Primeira a chegar no local, a lancha de Praticagem Pilot 9 respondeu prontamente ao chamado se dirigindo imediatamente para a área, resgatando 10 dos 12 náufragos.
Dois deles conseguiram nadar até o Rebocador Far Star. Com a chegada da lancha da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, 3 dos pescadores foram levados para a Capitania. Além dos náufragos, os tripulantes da Pilot 9 também prestaram depoimentos na Capitania e foram liberados.