Quinta, 18 Abril 2024

Em 2013, a Infraero iniciou a adoção de uma série de medidas que possibilitaram, ano a ano, a diminuição do consumo de água no terminal paraibano, contribuindo, assim, com o uso consciente dos recursos ambientais.

Entre as medidas adotadas, estão:

Construção de tanque para reaproveitamento de água dos Caminhões de Combate a Incêndio: o Aeroporto de campina Grande foi o primeiro da Rede Infraero a implantar um sistema que reaproveita a água utilizada diariamente nos testes dos Caminhões de Combate a Incêndio (CCIs). Com um investimento de cerca de R$ 2 mil, foi instalado um sistema onde a água dos testes retorna para os reservatórios e é reaproveitada no abastecimento do sistema de combate a incêndio dos CCIs. Diariamente, a economia é de 4 mil litros de água.

Projeto de captação de água pluvial da cobertura da Seção Contra Incêndio para abastecimento dos CCIs: além do reaproveitamento de água dos testes dos caminhões, a Infraero instalou calhas de captação e tubulações direcionados para os reservatórios de uso dos CCIs.

Projeto de captação de água pluvial da cobertura do terminal de passageiros: A água é captada por calhas e armazenada na cisterna, com capacidade para 45 mil m³, e bombeada para uma caixa elevada no terminal e dela, por meio de uma tubulação especifica, direcionada para o sistema de descargas dos sanitários de todo o terminal.

Instalação de torneiras com sensor elétrico nos sanitários da sala de embarque: em 2015, as torneiras convencionais da sala de embarque foram substituídas por outras com sensores, evitando o desperdício de água.

Aquisição de três caixas d'água de 15 mil litros para aumentar a reserva técnica na captação de água pluvial.

"Mesmo passando por uma longa estiagem, o que prejudica a captação de água da chuva, sempre conseguimos fazer alguma reserva no período chuvoso, geralmente entre dezembro e março, que nos dá uma sustentação hídrica por alguns meses do ano", destacou o superintendente do Aeroporto de Campina Grande, José Daniel Sobrinho. Ele também destaca a conscientização dos funcionários do aeroporto como fator fundamental para a redução do consumo de água.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome