A telemetria contribui muito mais com as frotas de veículos de todos os portes do que as pessoas imaginam. Geralmente, a ideia inicial é de que a tecnologia seja utilizada para questões ligadas a roubo e furto de cargas ou veículos. Porém, a telemetria ajuda as empresas a fazerem a gestão de seus veículos de forma eficiente, o que contribui com a redução do consumo de combustível.
De acordo com Bruno Santos, especialista em telemetria e executivo da Mix Telematics, uma das empresas mais importantes do mercado de telemetria no mundo todo, a tecnologia ajuda a reduzir o consumo de combustível e minimizar os custos operacionais e de manutenção da frota. "Nossos clientes experimentam uma economia média de 10% em seus custos de combustível - em muitos casos, esta economia chega a 15%. Isso porque as soluções incluem uma série de funcionalidades que aumentam a eficiência de combustível, o que permite que os clientes gerenciem seus motoristas e veículos de uma melhor forma", destaca Munhoz.
Santos ainda destaca que, entre os benefícios das soluções desenvolvidas pela Mix Telematics, estão: até 15% de economia em custos de combustível;melhoria no comportamento do motorista; dados comparativos sobre o consumo de combustível por motorista; redução de emissões de carbono; redução do impacto ambiental; redução dos custos de operação da frota e de manutenção.
Com base na telemetria também é possível gerar relatórios de uso do veículo com identificação do motorista, jornada de trabalho, tempo de condução na faixa de rotação econômica, etc. A quantidade de informações depende do veículo (marca, ano, modelo etc.) em que será instalado o sistema. As informações podem ser enviadas juntamente com a localização via sistema de rastreamento.
O que é telemetria?
A telemetria é uma tecnologia que permite a medição e comunicação de informações do interesse do operador ou desenvolvedor de sistemas. Ela é uma grande aliada dos transportadores, pois as informações relativas à condução do veículo são transmitidas à base de monitoramento. Com isso é possível identificar e corrigir hábitos dos motoristas, identificar situações que podem expor o veículo, a carga e o próprio condutor a riscos e otimizar o desempenho de cada veículo.