Quinta, 28 Março 2024

O Aeroporto de São José dos Campos - Professor Urbano Ernesto Stumpf -, em São Paulo (SP), completa 77 anos hoje. Com capacidade para receber 2,7 milhões de passageiros ao ano, o terminal é administrado pela Infraero desde 1996 e compartilhado com a Embraer e com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica, que utilizam a infraestrutura de pista para a realização de voos de ensaio e de produção de novas aeronaves.
Instalado a 8 quilômetros do centro da cidade e a cerca de 90 km do centro da capital paulista, o aeroporto tem participação importante no crescimento da região e conta com duas vocações: a cargueira, que atende ao grande número de indústrias do Vale do Paraíba, Litoral Norte e do Cone Leste Paulista, e a turística, em especial pela proximidade com o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, as cidades da Serra da Mantiqueira - como Campos do Jordão -, e com os municípios do litoral norte do estado, como Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, além de Parati e Angra dos Reis, no litoral sul fluminense.

Em 2014, a Infraero entregou uma série de melhorias no terminal paulista. Com investimentos de cerca de R$ 20 milhões, a área do terminal de passageiros passou de 864 m² para 5,9 mil m². Os serviços compreenderam também um novo saguão de passageiros, balcões de check-in, sanitários, reservatório de água, estação elevatória de esgoto e subestações de energia elétrica.

"Conforto, infraestrutura e profissionais capacitados são qualidades oferecidas no Aeroporto de São José dos Campos. Com a ampliação do terminal de passageiros, a Infraero vem trabalhando junto às companhias aéreas para que o aeroporto possa retomar as operações de voos regulares", pontua o gerente de Gestão Operacional e Segurança Aeroportuária Marcelo Rodolfo Silva.

O nome do terminal é uma homenagem ao coronel-aviador, engenheiro aeronáutico e professor Urbano Ernesto Stumpf. Conhecido como o "pai do motor a álcool", Stumpf formou-se engenheiro aeronáutico na primeira turma do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em 1950. De 1951 a 1957 compôs o corpo docente do instituto, orientando, entre outras, pesquisas com álcool como combustível. Urbano Stumpf faleceu em 1998, com 82 anos.

Polo logístico do Vale do Paraíba

Em outubro do ano passado, a Infraero promoveu em São José dos Campos o evento "Desembaraça Vale", cujo objetivo foi incrementar as operações do Terminal de Logística de Carga (Teca) do aeroporto, atraindo as empresas do Vale do Paraíba. Na ocasião, a empresa anunciou o programa de vantagens batizado de VALE Flex, que consiste em um conjunto de incentivos tarifários e operacionais que tornam atrativa a operação de desembaraço aduaneiro de cargas em processo de importação.

Inaugurado no ano 2000, o Teca do aeroporto paulista tem área total de 1.600 m² para o processamento de distintos perfis de cargas, amplo pátio de caminhões, estacionamento de veículos, área de conferência aduaneira e moderna frota de equipamentos de movimentação e armazenagem de cargas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome