O fortalecimento da indústria naval brasileira deu mais um passo importante, mostrando que os estaleiros pernambucanos avançam na busca por novas parcerias e encomendas, com a interlocução do Governo do Estado tendo papel fundamental neste processo. O Fundo de Marinha Mercante concedeu prioridade de apoio financeiro à South American Tanker Company Navegação S.A. (Satco) para a aquisição de oito embarcações do tipo navio-tanque que serão construídos no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), instalado no Porto de Suape. O valor total do projeto é de mais de R$ 2,2 bilhões. O investimento foi oficializado em publicação no Diário Oficial da União (resolução nº 152).
O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Thiago Norões, esteve na sede da Satco, em Londres, há dois meses, para tratar do projeto. “A maioria dos estaleiros brasileiros não sobreviveu ao momento econômico pelo qual estamos passando, enquanto os nossos souberam aprender com as dificuldades, aumentando seus níveis de competitividade e reconquistando encomendas que haviam sido perdidas, além de novos clientes, inclusive de fora do Brasil. O Governo tem papel ativo no apoio a esse setor, em que o EAS e o Vard Promar têm carteiras de encomendas que asseguram suas operações pelos próximos anos”, destaca.
O Fundo da Marinha Mercante também aprovou o valor de R$ 9,15 bilhões para o financiamento de projetos de indústria naval, dos quais R$ 3,18 bilhões serão destinados à construção de cinco navios-tanque do tipo suezmax pelo EAS. A Satco assinou um memorando de intenções com o Atlântico Sul para dar andamento a estas embarcações. Essas novas concessões de prioridades de financiamento devem ser publicadas no Diário Oficial da União nos próximos dias.
A Satco é uma EBN (Empresa Brasileira de Navegação), com investidores internacionais, e tem ligação com a Eastern Pacific Shipping (EPS), a maior companhia privada de navegação do mundo, com sede em Cingapura. A procura por novos contratos para o EAS começou desde 2015, quando a crise econômica atingiu a indústria naval brasileira. A Transpetro cancelou, em julho deste ano, a construção de sete navios no estaleiro. O Governo do Estado atuou para manter os outros sete navios que o EAS vai entregar à Transpetro, ao mesmo tempo em que apoiou a empresa na busca de novas encomendas internacionais e o redirecionamento de encomendas de outros estaleiros do país para Pernambuco. Além do EAS, o estaleiro Vard Promar começa a redesenhar seu perfil de atuação e trabalha para obter encomendas no setor de reparos.
Entregas – Em outubro deste ano, o EAS lançou ao mar o nono navio construído pelo empreendimento. Batizado de Milton Santos, o Suezmax é o penúltimo petroleiro a ser entregue à Transpetro. Em 2017, está prevista a entrada em operação do décimo suezmax. Já os três aframax restantes serão entregues em 2018 e 2019, também à subsidiária da Petrobras.