A 8ª edição do maior congresso para infraestrutura tecnológica na América Latina realiza-se desta terça-feira a quarta-feira (8 e 9/11), na capital paulista. O tema deste ano é "o Data Center na era da Cloud e Internet of Things". O congresso será realizado no Centro de Eventos Pro Magno e propõe um programa com 50 palestras, onde empresas como Google, Groupon, PayPal, Banco Itaú, GPA, BRF Brasil, entre outras, vão compartilhar suas experiências e cases de sucesso neste campo.
A edição de 2016 do DCD Converged se realiza em um momento importante na história mundial e, particularmente, no segmento de TI, onde tudo muda a grande velocidade. IoT, Mobilidade, Big Data, Smart Cities, e-commerce e o Cloud Computing são, simultaneamente, o resultado e o motor da transformação digital na atualidade. As ondas geradas pelo "tsunami" de dados gerados por esta transformação já deixam suas marcas por todo Brasil e, em muitos casos, seus impactos produzem transformações evidentes no ecossistema de TI.
Eficiência energética, rapidez e agilidade na entrega de serviços são os grandes elementos diferenciadores dos data centers do futuro e, até o momento, a comunidade de profissionais parece que chegou claramente a um consenso: é necessário conectar ideias e debater abertamente - e entre todos - sobre as oportunidades abertas pela transformação digital.
"O programa de conferências divide-se em sete segmentos temáticos, onde questões como cloud computing, definição por software, desenho ou estratégia de data centers vão estar na ordem do dia", informa Marcus Queiroz, Diretor Comercial do DCD Group para o Brasil. "Além disso, este ano estamos celebrando nosso oitavo aniversário com a inclusão de uma sala de conferências totalmente dedicada à transformação digital no setor hospitalar, onde contamos com os testemunhos de instituições como o Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Hospital 9 de Julho e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz", completa.
Revolução industrial em curso
O termo "4ª Revolução Industrial" já entrou no dicionário global e já são muitos os economistas que começam a pensar seriamente nos impactos desta transformação na economia real. Neste sentido, o congresso será aberto com uma palestra do economista Ricardo Amorim, com o tema A transformação digital e a economia brasileira desafios, oportunidades e próximos passos. "Para mim, é um prazer enorme poder participar deste evento e poder contribuir para o debate dos líderes da transformação tecnológica no Brasil", afirma o economista.
Thiago Franco, Diretor Negócios para o Brasil e Portugal no DCD Group, acrescenta que "esse ano estamos esperando um recorde de participantes, mais de 1200, e tendo por referência o questionário realizado a todos profissionais já registrados no evento, podemos concluir que existe uma consolidação nos interesses dos líderes de TI pelo desenho, construção e transformação de Data Center e por nuvem híbrida. Isso significa que o Brasil continua tomando em sério a consolidação do seu papel de hub tecnológico na América Latina e de líder e pioneiro na transformação digital a nível global", conclui o executivo.