Sexta, 26 Abril 2024

Os usuários de ônibus e trens não andam nada satisfeitos com esses meios de transporte para ir e voltar do emprego. É o que revela levantamento inédito da VAGAS.com, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para recrutamento e seleção. A pesquisa mostra que 45% dos usuários de ônibus avaliaram como péssimo ou ruim o meio utilizado. No caso dos trens, a avaliação foi bem semelhante: 44% dos passageiros reprovaram esse modelo de transporte.

O estudo mobilidade para ir e vir do trabalho foi realizado de 16 a 25 de agosto deste ano por e-mail para uma amostra da base de currículos cadastrados no portal de carreira VAGAS.com.br, contemplando 10 capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Brasília, Salvador, Curitiba e Porto Alegre). O objetivo da pesquisa era entender o comportamento desse público no deslocamento até seu local de trabalho e na volta para casa e o que pensam sobre alguns aspectos importantes de mobilidade urbana. Os 3208 respondentes são, em sua maioria, homens (54%), possuem idade média de 38 anos e nível superior (54%).

“Perguntamos à nossa base qual era o grau de satisfação com os meios de transporte que utilizam para se locomoverem ao trabalho. Os resultados apontaram ônibus e trens com os maiores percentuais de avaliação ruim ou péssima entre todos os meios avaliados, considerando os quesitos infraestrutura, segurança, agilidade, conforto, custo e limpeza. Isso demonstra que ainda há muito o que ser feito e melhorado para que as pessoas tenham um transporte mais adequado em seu deslocamento”, aponta Rafael Urbano, coordenador da pesquisa na VAGAS.com.

A pesquisa aponta que Brasília (59%), Recife (57%), Salvador (49%) e Belo Horizonte (48%) foram as cidades que concentraram as piores avaliações (péssimo e ruim) dos passageiros de ônibus. No caso dos trens, foi em São Paulo onde houve maior percentual de péssimo ou ruim (47%).

Dos passageiros que utilizam o metrô, 38% julgaram o meio como bom ou excelente, 34% regular e 28% ruim ou péssimo. Os veículos com menor capacidade de transporte de usuários foram os que tiveram as melhores avaliações dos respondentes. De acordo com 63% daqueles que utilizam a motocicleta, o nível de satisfação é bom ou ótimo. O percentual de aprovação é elevado também para quem usa o carro (60%), bicicleta (56%) ou desloca-se a pé (46%).

Ônibus, trem e carro têm as piores percepções
O levantamento procurou saber se piorou, manteve-se igual ou melhorou a percepção de quem utiliza transporte, considerando os quesitos infraestrutura, segurança, agilidade, conforto, custo e limpeza, em relação ao ano passado. Os resultados apontam que ônibus, trem e carro obtiveram os maiores índices de piora: 39%, 36%, e 32%, respectivamente.
O carro obteve sensação de piora em Curitiba (38%) e São Paulo (37%). No caso dos trens, a nota de piora em relação ao ano passado foi baixa em São Paulo (42%). Para o ônibus, a piora foi detectada em Curitiba (55%), Recife (52%), Brasília (51%) e Belo Horizonte (46%).

A bicicleta foi o meio com a melhor percepção de melhoria em relação ao ano passado entre todos avaliados. Obteve 64% de sensação de melhoria. Para quem utiliza carro, a percepção de que melhorou foi registrada em Porto Alegre (30%), Salvador e Fortaleza (29%), Rio de Janeiro (28%).

“As cidades que investiram em faixas exclusivas ou apostaram em outras frentes tiveram a percepção retratada positivamente nesse estudo. O usuário de transporte consegue detectar rapidamente ações que tragam benefício imediato ao seu dia a dia e repassar essa sensação de forma voluntária e espontânea”, analisa Rafael.

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