Domingo, 28 Abril 2024

Os caminhões autônomos estão virando uma realidade a cada dia que passa, com diversas montadoras obtendo êxito em testes de veículos que viajam milhares de quilômetros sem motorista pelas estradas dos EUA e Europa. Pensando nessa tendência, a CargoX (http://www.cargox.com.br), conhecida como a “Uber dos caminhões” anuncia a criação da CargoX Technologies, primeira equipe brasileira de R&D para caminhões autônomos.

A transportadora já contratou parte dos colaboradores da equipe que ficará encarregada pelo "research". Para integrar o time de BI, a empresa está em busca cientistas experientes em matemáticas e estatísticas com o objetivo de começar a desenvolver modelos matemáticos que permitirão fazer as viagens dos caminhões mais eficientes e seguras no futuro.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito acontecem por falhas humanas. A estatística dos acidentes é particularmente relevante para a indústria dos caminhões, já que os motoristas não conseguem descansar bem e dirigem durante muitas horas. "A nossa ideia não é substituir o motorista, mas ajudar diminuir a quantidade de ocorrências nas rodovias. Estamos capturando e processando milhares de dados para alimentar os Self Driving Trucks que as montadoras estão desenvolvendo”, diz Federico Vega, CEO e fundador da CargoX.

Quando um caminhão sofre um acidente é altamente destrutivo, porém existe uma grande necessidade no mercado brasileiro de reduzir os acidentes. "Como fornecedores de cargas para os caminheiros é nossa responsabilidade trabalhar para baixar o numero de acidentes nas estradas e reduzir o número de caminhões viajando vazios, os quais atrapalham o trânsito e contaminam o meio-ambiente sem necessidade", acrescente Vega. De acordo com dados da ANTT, mais de 40% dos veículos viajam ociosos pelas estradas brasileiras.

A CargoX está capturando todo tipo de informações relevantes para o mundo de transportes com a sua tecnologia, como as rotas mais eficientes e seguras durante as diferentes horas e dias do ano. "Estas informações iram auxiliar para tornar o transporte de cargas mais seguro, barato, rápido e eficientes em muitos aspectos", comenta o executivo. “Futuramente, esse conhecimento vai ajudar as montadoras a desenvolver caminhões autônomos”, complementa.

Recentemente, a CargoX anunciou uma rodada de investimento de R$ 49 milhões liderada pela banco de investimentos Goldman Sachs, o mesmo investidor de empresas como a Uber e Facebook. A transportadora também apresentou um novo conselho de diretores, que incluiu nomes de peso da indústria de logística: Oscar Salazar - fundador da Uber -, Eddie Leshin - COO da Coyote Logistics - startup vendida por U$ 1.8 milhões, no ano passado e Hans Hickler.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome