Sexta, 19 Abril 2024

Habilitar pescadores com as competências para a inscrição de Aquaviário na categoria de pescador profissional (POP), no nível de habilitação 1, para o exercício da capacidade exclusiva na função de pescador a ser desempenhada em embarcação de pesca de qualquer tipo e porte e em qualquer tipo de navegação.

Esse é um dos objetivos do primeiro curso de formação de Aquaviários (CFAQ-III-CM/N1) desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Sindipesca), de Joinville, e a Delegacia da Capitania dos Portos, em São Francisco do Sul.

De acordo com a técnica de Formação Profissional do Senar/SC, Estela Macedo, a solicitação partiu do Sindpesca direto à Delegacia da Capitania dos Portos. “A Capitania liberou o instrutor mediante o custeio das despesas. Desta forma, o Sindpesca procurou o Senar/SC para obter o recurso para o instrutor oficial da reserva da Marinha do Brasil”, explica.

A qualificação iniciou nesta quarta-feira (hoje), dia 28 e encerra no dia 09 de novembro. As aulas serão ministradas diariamente na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, em Joinville, das 19 às 22 horas, por um instrutor habilitado na Delegacia da Capitania dos Portos.

“O treinamento qualificará os pescadores para que, durante um ano de embarque, consolidem o conhecimento, o entendimento e a proficiência necessária para exercer a função de patrão de embarcações de pesca com AB menor ou igual a 10 e de potência propulsora até 170 kW, empregadas na navegação interior e na navegação costeira, conforme definido pela Capitania dos Portos de sua jurisdição”, esclarece o instrutor Lúcio Cavalcante.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome