Um dos grandes responsáveis pelo abastecimento de gêneros de primeira necessidade para cariocas e visitantes, o Porto Organizado do Rio conta agora com a Comissão Permanente para Assuntos Portuários da Prefeitura (CPAP-Rio). Criada pelo decreto nº 41.929, de 30 de Junho de 2016, a comissão vai integrar as atividades econômicas do porto à nova infraestrutura de mobilidade do Rio, com o objetivo de melhorar a produtividade dos polos regionais e criar uma relação entre a cidade e a atividade portuária. Além buscar diálogo permanente entre os operadores do porto e a gestão municipal, a comissão tem como desafio formular políticas públicas que estimulem a produtividade do setor.
Entre as ações desenvolvidas está a elaboração de estudos para a criação de acessos e conexões intermodais, além da instalação de sinalização apropriada para melhorar a logística dos acessos terrestres ao porto por vias públicas de responsabilidade do município. Desenvolver e executar projetos de acessibilidade, de forma isolada ou em conjunto com as concessionárias do porto, além dos governos estadual e federal, é outra atividade que cabe à comissão, criada após a Região Portuária ser revitalizada e ganhar novos meios de transportes e equipamentos culturais.
“O Porto do Rio é um dos maiores ativos econômicos da cidade, por ser a porta de entrada de mercadorias e pelos serviços de movimentação e armazenagem de cargas, vistoria, estiva ou atendimento a navios que realiza. Depois da revitalização da Região Portuária, é fundamental permitir que as atividades do porto também contem com uma infraestrutura de mobilidade eficiente. Isso melhora o abastecimento da cidade, fomenta novas atividades econômicas, gera empregos e impacta minimamente o dia a dia das pessoas com os eventuais transtornos que o setor de abastecimento pode causar”, afirma o secretário executivo de coordenação de Governo da Prefeitura, Rafael Picciani.
Apontado como um dos principais portos em volume de cargas, o Porto do Rio também figura entre os três principais do país no valor agregado das mercadorias movimentadas. A maior parte das importações é composta pela aquisição de matéria-prima no mercado externo e posterior venda no mercado interno. Um dos grandes exemplos é a indústria automotiva, para o qual o porto do Rio desempenha um papel fundamental - já que é o único em todo estado capaz de operar importação e exportação de veículos. É ainda uma das principais bases logísticas da Petrobras para a Bacia de Campos, mostrando como a atividade está diretamente ligada à geração de serviços e empregos em diferentes cadeias de produção.
As atividades desenvolvidas no porto também estão diretamente ligadas à rotina de cada cidadão na cidade. É pelo porto que chegam artigos de primeira necessidade, desde alimentos até insumos para as áreas de saúde, higiene e limpeza. E é de lá que saem os produtos que abastecem as prateleiras dos supermercados, farmácias e o comércio de maneira geral. Grande parte vem de fora e precisa do Porto do Rio para chegar à residência de cariocas e fluminenses.
“Cerca de 95% das mercadorias comercializadas no mundo são transportadas em navios e movimentadas nos portos. É pelo porto que saem as exportações, importantes fontes de riquezas para o país, e grandes geradoras de empregos. Por tudo, isso, é preciso melhorar a produtividade da cadeia logística portuária e, inevitavelmente, precisaremos de investimentos e qualificação da nossa a mão de obra. E será nesses pontos que a comissão terá papel relevante. A cidade só tem a ganhar com o crescimento da atividade portuária”, avalia o diretor-presidente da Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro, André de Seixas, que integra Além de promover a melhoria e a integração da infraestrutura de transportes ao Porto Organizado do Rio de Janeiro, a Comissão Permanente para Assuntos Portuários da Prefeitura também poderá firmar acordos junto ao sistema municipal de educação para a realização de estudos, pesquisas, palestras e seminários sobre atividade portuária, de logística e comércio exterior. O objetivo é ampliar a percepção do porto entre os estudantes e estimular a profissionalização de novos quadros para o setor.