Diversos setores veem de forma positiva as atuais mudanças no cenário político brasileiro. É o caso do comércio exterior, que está entre uma das estratégias do governo Michel Temer para retomar o crescimento da economia. A mudança do discurso político a favor do mercado e da eficiência favorecerá o crescimento do setor. Para o presidente da DC Logistics Brasil, Ivo Mafra, os governos devem interferir o mínimo possível, já que os empreendedores possuem mais habilidade e know-how para tratar do assunto.
Na última década, com o foco no consumo interno, as negociações com outros países paralisaram, fechando o país para discussões de blocos econômicos. Com a saída temporária de Dilma, Temer e os novos ministros têm uma chance de fazer diferente. “Ações tomadas pelo Itamaraty sinalizam novos rumos, alinhados com a racionalidade e mercado. Precisamos que o governo desburocratize procedimentos, sinalize os investimentos corretos em infraestrutura, diminua sua interferência na economia, corte despesas e não aumente impostos”, comenta Mafra.
O empresário ainda ressalta que o dólar deverá se desvalorizar a medida em que a economia começar a se recuperar e investimentos externos retornarem. Mafra acredita que, para o futuro, o Brasil precisa ser competitivo industrial e comercialmente. “Amarras burocráticas, excesso de regulamentações, custos trabalhistas e incertezas sobre os rumos políticos atrapalham a retomada estratégica das decisões. Temos força de trabalho e se voltarmos a dar maior espaço a meritocracia e empreendedorismo poderemos avançar no mercado global”, finaliza.