Segunda, 29 Abril 2024

Pelo terceiro ano consecutivo, a Brasil Terminal Portuário (BTP), no Porto de Santos, realiza a Semana Interna do Meio Ambiente. Neste ano, os temas principais são “Redução de Resíduos” e “Economia de Recursos Naturais”, e a programação conta com palestras, intervenções teatrais e exposição inédita de peças confeccionadas com retalhos dos uniformes operacionais da BTP, em uma parceria com a Cooperativa de Costura do Dique da Vila Gilda (Cooperdique).

Para a gerente de Meio Ambiente do terminal, Elisabete Ramos, a consciência socioambiental está presente na BTP desde sua criação. Segundo ela, a empresa sempre acreditou que seria possível implantar um terminal e se desenvolver economicamente sem deixar de pensar no meio ambiente e no que deixará para o futuro. “Mesmo após a descontaminação da área, em 2012, ainda mantemos diversos programas ambientais. Aprendemos muito com a remediação e por isso, através de iniciativas como o programa de visitas Casa Aberta, e de educação socioambiental com o BTP Educa, somos capazes de levar adiante todo o conhecimento que temos sobre a região e seu meio ambiente”, reforçou Elisabete.

Santos Brasil
Já a Santos Brasil, também no complexo portuário santista, começa nesta terça-feira (7/06), a terceira edição da Jornada Ambiental, programa de educação ambiental promovido pela Santos Brasil. No mesmo dia, a partir das 09h00, será realizada no auditório do Tecon Santos uma oficina de capacitação de funcionários voluntários.

O evento vai mostrar como organizar um projeto social em qualquer comunidade da Baixada Santista e tem como parceiro o Centro de Voluntariado de São Paulo. Este é o segundo ano da Jornada Ambiental, que visa sensibilizar os funcionários da empresa para questões relacionadas à sustentabilidade.

Como parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a oficina apresentará aos participantes métodos para desenvolver projetos com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Vale lembrar que a Santos Brasil também é signatária do Pacto Global da ONU, uma iniciativa para mobilizar as empresas de todo o mundo a adotarem práticas e valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

“Os projetos serão elaborados com foco nos temas ‘resíduos e emissões’, que são ODS da ONU e também desafios de Sustentabilidade da nossa empresa”, ressalta a gerente executiva de Comunicação Corporativa e Inteligência Corporativa, Raquel Ogando. Além de poder disseminar estes objetivos na comunidade, os participantes terão seus projetos reconhecidos pela empresa no final do ano.

São esperados cerca de 50 funcionários na oficina, além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Agenda 21, Instituto Novos Sonhos, Casa da Esperança, Projeto Tia Egle, Camp Guarujá, Fundação Settaport e Walter Scheppis. A Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, Lúcia Helena da Silva, também confirmou presença na oficina.

ODS

Alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Santos Brasil tem concentrado esforços para mitigar os impactos ambientais gerados por suas operações. Na prática, a Companhia já adotou questões-chave de sustentabilidade nas áreas de saúde e segurança; redução de emissões de CO², água e resíduos; desenvolvimento humano e transparência e práticas anticorrupção.

“Nossas questões prioritárias estão representadas nesses objetivos, que devem guiar todas as empresas, entidades e governos até 2030 em suas atividades e tomadas de decisão”, explica Raquel Ogando.

Na área de saúde e segurança, a empresa monitora as taxas de frequência e de gravidade com foco em zero acidente. Para isso, além e campanhas internas, a Companhia adota ferramentas de monitoramento e gestão como o OPS – Observação Pontual de Segurança, por meio da qual qualquer funcionário ou visitante pode relatar situações inseguras. Semanalmente, são emitidos Alertas de Segurança, com conteúdos específicos a serem trabalhados pelos gestores durante os Diálogos Diários de Segurança, DDS. Os esforços da Companhia pela segurança no trabalho são reconhecidos por meio da certificação OHSAS de Segurança do Trabalho.

Para diminuição de emissões de CO², a Companhia aderiu à Plataforma Empresas Pelo Clima (GVCes – FGV), que promove discussões sobre o tema com empresas de diversos setores. A Companhia implantou ainda uma série de ações com foco em eficiência operacional, tais como o programa Motorista Sustentável, que reconhece os motoristas com melhor desempenho de economia no consumo de combustível por quilômetro rodado. Na frente de gestão de água, a Santos Brasil implantou a lavagem a seco de seus caminhões com economia de 3,8 milhões de litros de água por ano. A geração de resíduos também sofreu redução da casa de 50% na média mensal nos últimos três anos.

A geração de 3,6 mil empregos, o investimento de R$ 25 milhões em treinamento nos últimos cinco anos; a capacitação de 205 jovens aprendizes, por meio do Programa Formare, e o cadastro de 250 funcionários no Programa Eu Sou Voluntário reforçam o compromisso da Companhia em desenvolvimento humano.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome