Sexta, 29 Março 2024

Desemprego e falta de segurança de quem está empregado geram queda no consumo, que reduz a produtividade das empresas, que fazem mais demissões. Esta é a fórmula para a economia entrar em um círculo vicioso, ou looping infinito, para usar a expressão da indústria da informática. O faturamento do primeiro trimestre da ZFM (Zona Franca de Manaus) reforça a teoria. Contabilizado em dólares, o balanço do Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou queda de 37% em relação a igual período de 2015. Considerando o número de postos de trabalho, eram 83,2 mil em março último, contra 104,7 mil em dezembro, redução de aproximadamente 20%.

A participação dos segmentos na receita total também apresentou novidades no primeiro trimestre. O setor de duas rodas, que respondeu por 17,2% do faturamento entre janeiro e março de 2015, atrás apenas da indústria eletroeletrônica, caiu para o quarto lugar, com 14,8%. Perdeu espaço para bens de informática e setor químico, com 18,5% e 15,2% de participação, respectivamente.

O cenário da região acompanha o nacional. Estimativas da CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontam para retração de 3,1% do PIB em 2016. Segundo a entidade, a indústria continuará retraída, mesmo com o real desvalorizado impactando positivamente nas exportações e na competitividade dos produtos nacionais frente os importados. Referente ao desemprego, a taxa média anual deve atingir 11,5% da População Economicamente Ativa (PEA).

“As expectativas no curto e médio prazo não são boas. O governo federal precisa adotar medidas que freiem a recessão e estabilizem a economia, para que a confiança do consumidor e do investidor seja retomada. Assim, poderemos entrar em um círculo virtuoso. No entanto, as mudanças não acontecem do dia para a noite”, afirma Wilson Périco, presidente do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), estimando queda de 18% no faturamento da ZFM neste ano, comparado a 2015.

Despesas compartilhadas
Em meio a esses e outros indicadores negativos, surge outra máxima: em tempos de crise é que aparecem oportunidades. O modelo ZFM tem reforçado a sua principal característica, que é a cooperação entre as indústrias instaladas no polo. “Para reduzir custos e, consequentemente, tentar frear as demissões, as empresas estão estudando alternativas, como o compartilhamento de despesas com transporte, convênio médico, vales-alimentação e refeição. O poder de negociação com os fornecedores é melhor quando oferecemos maior número de beneficiários”, explica Périco.

Do lado do CIEAM, a entidade segue com seus pleitos junto aos órgãos responsáveis pela administração da ZFM e governos, nas esferas federal, estadual e municipal, visando melhorias na infraestrutura, cumprimento da legislação e outras questões que impactam diretamente na competitividade e desenvolvimento do modelo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome