O Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria de Políticas Nacional de Transportes (SPNT) e da Assessoria Internacional, promoveu nos dias 4,5 e 6 de maio, o “Workshop Brasil – Estados Unidos: A experiência norte-americana na gestão hidroviária”, para melhores práticas de desenvolvimento de portos e vias navegáveis interiores. O evento é uma parceria entre o Brasil e o EUA com o objetivo de discutir estratégias voltadas para melhorias do modal hidroviário nos países. A iniciativa também contou com o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Secretaria de Portos (SEP), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Marinha do Brasil.
A embaixadora Liliana Ayalde ressaltou a relevância do workshop para o desenvolvimento técnico na área de infraestrutura hidroviária: “Será um momento de troca, onde poderemos apresentar a nossa experiência na área de gestão hidroviária e, coletar novas propostas que poderão ser implementadas no futuro”, disse.
O workshop abordou temas como congestionamento de portos, exigências de dragagem, desenvolvimento de portos e vias marítimas, financiamento de infraestrutura, conectividade intermodal, procedimentos e impedimentos normativos e questões relacionadas. A Parceria em transportes Brasil-EUA foi lançada em 2014 com a criação de quatro grupos de trabalho técnicos refletindo prioridades mútuas nos transportes, como portos e vias navegáveis interiores, rodovias e estradas, ferrovias e melhores práticas de gerenciamento de emergências.
Os quatro grupos de trabalho criados pela parceria em transportes Brasil-EUA refletem o compromisso constante de melhorar a infraestrutura de transportes como meio em direção a um futuro mais próspero para as duas nações.
A programação do evento vai ao encontro da consolidação das ações do Plano Hidroviário Estratégico, lançado em 2012, desenvolvido pelo Ministério dos Transportes para aprimorar o transporte de cargas e passageiros por hidrovias com um plano estrutural e eficiente. O objetivo do Ministério é preparar uma estratégia para a implementação do Plano até 2031.
Saiba mais sobre o Plano Hidroviário Estratégico e demais ações de planejamento em:http://www.transportes.gov.br/conteudo/2790-plano-hidroviario-estrategico.html ehttp://portaldaestrategia.transportes.gov.br/.