Quinta, 28 Novembro 2024

Em viagem oficial ao estado de Tocantins, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, participou, na manhã desta terça-feira (29/03), da inauguração de dois novos terminais intermodais operados pela VLI. Na ocasião, o ministro destacou a importância do início das operações dos terminais, que permitirão um aumento no volume de grãos transportados com destino ao Porto de Itaqui, no Maranhão. “O Governo Federal apoia iniciativas dessa natureza, voltadas ao desenvolvimento do setor de transportes e ao desenvolvimento econômico do país. Parabenizo a VLI pelo importante papel que a empresa vem desempenhando no processo de transformação da logística no Brasil, enfatizou.

Antonio Carlos Rodrigues lembrou que a retomada da construção das ferrovias no Brasil acorreu, após muito anos, apenas no governo da presidenta Dilma Rousseff, que permitiu, neste período, a entrega de mais de mil quilômetros de novos trechos e ressaltou a relevância da Ferrovia Norte- Sul para o setor. “A Ferrovia Norte-Sul será a espinha dorsal do nosso sistema ferroviário e se destaca como importante rota de exportação, sua concessão à iniciativa privada vem permitindo o surgimento de um importante corredor logístico de escoamento da produção”.

Com investimento de R$ 264 milhões, os ativos destinados ao transbordo e armazenagem de grãos estão localizados nas cidades de Porto Nacional e Palmeirante e fazem parte da estratégia da companhia para alavancar o crescimento do corredor logístico Centro-Norte, uma importante fronteira de produção agrícola, que engloba os estados do Tocantins e Maranhão. Atualmente, o investimento total no corredor Centro-Norte chega a R$ 1,7 bilhão, entre investimentos públicos e privados.

Juntos, os novos empreendimentos terão capacidade para movimentar por ano cerca de 6 milhões de toneladas de produtos como soja, milho e farelo, adicionando mais capacidade de movimentação para o corredor Centro-Norte e representando uma alternativa de escoamento em larga escala para a produção agrícola brasileira. As unidades seguem o modelo dos terminais integradores implantados pela VLI em outras regiões do Brasil e funcionam como polos concentradores de carga, aumentando a agilidade do escoamento de produtos pela ferrovia até o porto.

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