Ele possui 400 metros de comprimento, 73 metros de altura - o que equivale a um prédio de 20 andares - e capacidade para transportar 165 mil toneladas. Considerado o maior navio porta-contêineres do mundo, o Triple-E, da Maersk, já fez diversas rotas entre a Ásia e a Europa. Mas, devido ao tamanho de sua estrutura, ele não consegue atracar em muitos portos. "Este navio consegue transportar grande quantidade de carga com pouco combustível, o que se traduz em economia, eficiência e em uma redução de até 50% na emissão de poluentes. Mas infelizmente nenhum porto brasileiro tem capacidade para recebê-lo", explica Ricardo Bueno Salcedo, diretor do Porto Pontal.
Para mudar esta realidade, Porto Pontal investiu em uma série de estudos realizados por práticos de Paranaguá a fim de se preparar para receber os maiores navios do mundo. "Nosso cais já tem essa capacidade, só precisamos ajustar a dragagem para a área de manobra dos navios", afirma Salcedo. Porto Pontal será um dos terminais mais modernos da América Latina e o primeiro do país a operar sobre trilhos. Enquanto os demais portos do país utilizam o sistema RTG (rubber tyre gantry), o de Pontal - a exemplo dos grandes portos europeus, como o Rotterdam Gateway, o Antwerp Gateway e o Euromax Terminal Rotterdam - vai ser equipado com RMG (rail mounted gantry), guindastes de pórtico montados sobre trilhos, tendência mundial por sua eficiência e segurança.
Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a uma distância de 23 quilômetros do alto-mar. Sua localização privilegiada e estratégica para o Mercosul gera uma economia de mais de uma hora para atracação em relação ao Porto de Paranaguá. Com cais de mil metros e três berços para atracação simultânea de navios, a profundidade permanente do calado é de 16 metros, mais do que o suficiente para abrigar grandes embarcações. Com investimento aproximado de R$ 1,5 bilhão, o Terminal Portuário Porto Pontal irá ocupar um espaço de mais de 600 mil m² - e contará com um pátio de 450 mil m², o que constitui a maior área para depósito de contêineres do país. Operando integralmente, sua capacidade máxima de movimentação será de 2 milhões de TEUs.