Em solenidade realizada nesta quinta-feira (17), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) firmou contrato com o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) para a prestação de serviços técnicos na elaboração de estudos de engenharia fluvial e de navegação, mediante a transferência de conhecimento por meio de capacitação e treinamento, com resultados de curto e longo prazos para o setor aquaviário brasileiro. O contrato tem duração de cinco anos.
Ao assinar o documento, o diretor geral, Valter Casimiro Silveira, destacou que a partir deste contrato a equipe técnica do Dnit “poderá trabalhar ombro a ombro com engenheiros de reconhecida expertise na área aquaviária, absorvendo conhecimentos que ajudarão a fomentar o desenvolvimento das hidrovias brasileiras, impulsionando a vocação hidroviária do país”.
O general David Turner, do USACE, observou que as hidrovias têm papel fundamental para levar alimentos às populações e que é animador constatar a preocupação do Dnit com o desenvolvimento deste setor. Acrescentou ainda que o contrato possibilitará a troca de experiência e conhecimento entre os 36 mil integrantes do USACE e a equipe do Dnit.