Sexta, 03 Mai 2024

De 15 a 17 de setembro de 2015, a XIX Conferência Nacional de Logística da Associação Brasileira de Logística (Abralog), que pela segunda vez foi realizada no interior da Movimat 2015,  mostrou novas tendências e tecnologias, esmiuçou, em nível de detalhes, problemas do dia a dia das organizações, trouxe números inéditos e mostrou que a entidade trilha caminho de ponta no cenário nacional, ao ser convidada, de público, pelo secretário nacional de Política de Transportes, Herbert Drumond, foto acima, para integrar o Conit, Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, órgão vinculado à Presidência da República a quem compete propor políticas nacionais de integração dos diferentes modais de transporte, de pessoas e bens. 

Para o presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, a Conferência cumpriu uma das missões da entidade, que é gerar conteúdo e disseminar tendências, cenários e inovações. "A CNL conectou a logística", disse. Por outro lado, ele lembrou que o momento crítico vivido pelo Brasil requer mais do que nunca a presença dos logísticos. "As dificuldades persistem, a logística tem de continuar fazendo bem e com entusiasmo a parte que lhe cabe, que é ajudar o País a se mover com eficiência, agilidade e custos menores". O presidente da Abralog lembrou também que CNL e Movimat 2015, que por serem realizadas num mesmo espaço, representam um momento único, por juntar quem quer tomar serviços e conhecimento com quem quer oferecer tudo isso. 

Aula de logística
Um dos grandes momentos da conferência foi o debate sobre logística e estratégia que se deu no painel "Competitividade e gestão estratégica para a logística - uma aula". Moderado por Altamiro Borges, foto ao lado, presidente da AB Group e presidente do Conselho Deliberativo da Abralog, a apresentação foi realmente uma aula dada por André de Almeida Prado, diretor da Atlas Translog, Oswaldo D'Andrea, gerente sênior de Planejamento e Logística da Heineken e Antonio Ayres, professor da FGV. Os painelistas discutiram como a formatação e execução de planos estratégicos inovadores e eficientes podem auxiliar os gestores envolvidos em serviços especializados em logística.  

Problema é o frete
A CNL, ao abordar o e-commerce, mostrou que o custo do frete é um dos seus maiores entraves, se não o maior. Passa de 60% o custo logístico do frete. O dado fez parte de pesquisa divulgada por Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, que apresentou um dos estudos de casos - os outros dois foram de autoria de José Furian, Vice-Presidente de Logística e Encomendas dos Correios, e Eduardo Franceschett, Diretor de Novos Negócios da Axado. O Painel, que se chamou "O impacto do e-commerce na logística integrada – Desafios e perspectivas para os próximos anos” foi mediado por Sívio Laban, professor do Insper. Veja a pesquisa sobre e-commerce da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. 

Custo da energia e roubo de carga
A XIX CNL jogou luz também sobre esses dois importantes obstáculos enfrentados hoje na logística brasileira. O aumento da tarifa de energia elétrica, por exemplo, afetou o setor de armazenagem frigorificada, que viu seu custo crescer 15%. Para tentar driblar essa dificuldade, uma das saídas é investir em equipamentos que consumam menos energia. Outra, investir em energia solar fotovoltaica. Os modelos já uso demonstram que a possibilidade fotovoltaica apresenta viabilidade técnica e financeira em relação ao cenário atual, informou o diretor Comercal Empresa Brasileira de Energia Solar, Niels Kleer. Na média, as tarifas subiram mais que 2% ao ano do que IPCA.

O roubo de carga, a exemplo da armazenagem frigorificada, mereceu também um painel, Logística e Segurança, mediado por Manoel Sousa Lima Júnior, foto ao lado, presidente do Setcesp, o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo. De janeiro a junho deste ano foram registradas 4.422 ocorrências em todo o Estado, sendo 2.659 somente na Capital. Em todo ano de 2014, foram registradas 8.510 roubos de carga: uma média de 717,50 ocorrências/mês.

Somente no primeiro semestre de 2015 a média é de 737 ocorrências. Participaram do painel o Diretor da Gol Linhas Aéreas, Eduardo Calderon, o Gestor da Nova Dutra – CCR, Marcos Brunelli e o Major da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, Temistocles Telmo Araújo. Os dados fazem com que 15% do faturamento de empresas de transportes é comprometido com seguros de carga. E outras palavras: o tema tornou-se prioritário para 90% dos transportadores.

Outras situações difíceis também foram debatidas durante a XIX CNL, como a questão tributária e a competitividade. Mediados por Euzébio Angelotti, vice-presidente Administrativo e Financeiro da Abralog e Diretor de Auditoria da TAM, os painelistas Alessandro Dessimoni, diretor Jurídico da Abralog, Cristina Perotti, Gerente Tributária Nacional da Embraer  e Ramon Alcatraz, Diretor de Logística da Fadel Transportes e membro do Conselho da Abralog, debateram o tema "Eficiência tributária na logística e a competitividade operacional e comercial”.

"Temos um quadro que obriga as empresas a encontrar soluções para o cumprimento de suas obrigações fiscais, bem como alternativas de redução de custos tributários na busca por mais competividade no mercado’, disse Dessimoni. Para os debatedores, foto ao lado, a complexidade do sistema tributário brasileiro, bem como as inúmeras obrigações a que as empresas estão sujeitas, muitas vezes funcionam como fatores impeditivos na eficiência das suas performances.

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