Quarta, 27 Novembro 2024

O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) se reuniu, no dia 17 de setembro último, em Brasília, com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sérgio Lobo, para discutir a viabilidade e o andamento das obras da rodovia Régis Bittencourt, a BR 116, que liga São Paulo (SP) a Curitiba (PR), e a reativação da ferrovia Santos-Cajati, que liga o Vale do Ribeira ao Porto de Santos. 

As duas estradas estão em pauta na Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, da qual Samuel Moreira é membro. A comissão aprovou dois requerimentos do parlamentar para discutir o andamento dessas obras. Samuel Moreira destacou que o encontro com o ministro foi importante para se criar uma agenda de discussão em torno das obras, além de abrir caminhos para que novas obras possam ocorrer naquela região. 

“Essa conversa com o ministro foi muito importante, nós vamos nos reunir com as lideranças dos municípios interessados, envolver a comunidade regional e discutir até chegar ao objetivo que é o pleno funcionamento da ferrovia Santos-Cajati e da rodovia Régis Bittencourt, dois acessos essenciais para o desenvolvimento dos municípios, para o estado de São Paulo e também para o país”, ressaltou Moreira. 

O ministro destacou que, no caso, da Régis Bittencourt as obras estão em andamento, mas que é preciso dar mais celeridade para a conclusão da rodovia. Já com relação à ferrovia Santos-Cajati é preciso que a linha férrea seja reativada para dar vazão ao transporte de cargas, em função da atividade de mineração da região. 

Requerimentos
Por meio da articulação do deputado, a Comissão de Viação e Transportes vai realizar uma audiência pública para debater o andamento das obras da rodovia Régis Bittencourt. A estrada, que já foi batizada como “rodovia da morte”, possui 402 quilômetros e recebe em torno de 25 mil veículos por dia, sendo mais de 60% deles ônibus e caminhões.  Ela está sob o regime de concessão de serviço público para sua exploração há mais de sete anos, pelo prazo de 25 anos, entre o Governo Federal e a Concessionária Autopista Régis Bittencourt, responsável pela recuperação da rodovia, conservação e melhorias em geral. 

Ao todo, R$3,8 bilhões devem ser gastos até o final do contrato em melhorias, no entanto, ainda há trechos da rodovia que estão sem a duplicação prevista, causando acidentes fatais naquela região. A audiência pública deve contar com a presença do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, de representantes da ANTT e da Autopista Régis Bittencourt.

A comissão também vai discutir a reativação da ferrovia Santos-Cajati, que liga o Vale do Ribeira ao Porto de Santos, está em abandonada. A linha férrea que também possui um contrato de concessão com a Malha Paulista S/A, e que mesmo com uma determinação judicial para que concessionária apresentasse num prazo de 90 dias um planejamento de reativação da ferrovia, Santos-Cajati ainda se encontra em total situação de abandono e deterioração. 

A audiência pública para discutir a reativação da ferrovia já tem data marcada para o dia 22 de outubro e deve contar com a presença de representantes da Malha Paulista, da ANTT, do Ibama e do Ministério Público Federal.

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