Na tarde da última sexta-feira (11/09) o presidente do Porto de Imbituba, Luís Rogério Pupo Gonçalves, assinou um convênio inédito com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representado pela presidente Wasmália Bivar. O convênio visa à administração conjunta da Estação Maregráfica instalada pelo IBGE dentro do porto. Esta estação é considerada o “marco zero” da altitude brasileira, servindo de referencial para a altitude nacional. Na ocasião, Rogério Pupo destacou que esta ação conjunta trará ao porto uma série de informações que aumentam a qualidade da prestação do serviço, principalmente no que diz respeito à segurança marítima.
Já a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, ressaltou os ganhos de eficiência do porto e a importância dos dados gerados pela estação da cidade: “Este ponto foi cirurgicamente escolhido para ser o marco zero, a partir das informações recolhidas aqui nós conseguimos montar uma rede para saber as altitudes de todo o território, algo extremamente relevante. Qualquer obra pública, construção de estradas, pontes, estações, hidrelétricas precisa dessas informações.” – afirma. Foi apresentado também o projeto de reformulação do layout da estação maregráfica que permitirá a organização de visitas guiadas.
Além disso, foi assinado, no mesmo ato, um convênio entre o Porto de Imbituba e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A ação prevê a instalação de uma nova estação meteorológica em Imbituba, que possibilitará que informações como maré, velocidade do vento, clima e temperatura estejam acessíveis a toda população em tempo real.