Ao participar na manhã desta quarta-feira (19/8) do 1º Workshop sobre Cabotagem, realizado pela Frente Parlamentar Mista de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog) no Senado, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, reconheceu que “o incentivo à cabotagem, combinado com o investimento complementar na infraestrutura de transporte, constitui um estímulo importante à atividade econômica, criando novos corredores para o escoamento de nossa produção”. Cabotagem é a navegação pela costa e entre portos do mesmo país.
O ministro defendeu a importância do trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo “para encontrar soluções que façam o Brasil transportar melhor, com menor custo e mais eficiência”. Lembrou que um dos objetivos da cabotagem é reduzir o fluxo de cargas nas rodovias.
Ele salientou ainda que estão em andamento projetos financiados pelo Fundo de Marinha Mercante (FMM) em diversos estados brasileiros, incluindo embarcações para cabotagem.O FMM, gerenciado pelo Ministério dos Transportes, financia a construção e a modernização de embarcações e estaleiros.